Entrevista com o desenhista Fernando Fuzi

Por Ingrid Faria

Por que as pessoas se sentem na necessidade de desenhar? Na pré-história o desenho era utilizado para a comunicação entre as pessoas. Na antiguidade o desenho era considerado algo sagrado, principalmente no Egito, para decorar tumbas e templos. Na Mesopotâmia, o desenho foi criado para representação da terra. Na Revolução Industrial surgem os desenhos industriais. E na época dos samurais, no Japão, o desenho cresce exponencialmente. O mais curioso é a junção de tudo isso. O desenho vem para deixar registrado um sentimento, talento e dom. A arte é e sempre será a melhor forma que o ser humano tem de se expressar. 

Fernando Fuzi

Pensando nisso o Devaneios trouxe um amigo, Fernando Fuzi, de apenas vinte anos e um talento reconhecido para uma entrevista exclusiva ao nosso devaneios.

Devaneios: Fernando, desde quando você desenha?
F: Sempre gostei de desenhar e quando pequeno sempre amei pintar as paredes com giz. Meus pais me incentivaram a desenhar e desde então venho aprimorando, mas foi a partir de 2010 que comecei a ilustrar e aprender mais técnicas. Continuo a aprender a cada desenho.


Devaneios: O que te inspira?
F: Ver pessoas que desenham mais do que eu. Isso sempre me inspirou a ser melhor e me esforçar mais porque nunca gostei de ficar para trás.

Devaneios: Existe algum pintor que te inspira?
F: Sim, gosto muito dos desenhos e HQs produzidos por alguns desenhistas da Marvel como, por exemplo o Mike Deodato e gosto particularmente das obras de Salvador Dalí, acho muito inspiradoras e amplas em relação a imaginação no surrealismo.

Devaneios: Qual seu sonho artístico?
F: É aplicar tudo isso em algum lugar onde me sinta bem, confortável, onde o dinheiro (salário) seja apenas consequência dos meus feitos.

Devaneios: Como é o seu processo de criação?
F: Gosto de ilustrar, juntar imagens, criar a partir de ideias, às vezes fico horas procurando alguma imagem que me seja agradável e ao mesmo tempo desafiadora.

Devaneios: Fernando, conta para gente, você tem algum projeto novo para o futuro? Se não, quais são seus planos?
F: Planejo até o final de 2017 ou no ano que vem fazer uma exposição dos meus trabalhos.


Devaneios: Excelente. E para quem está começando agora. Quais dicas você daria?
F: Treine, tenha a ambição de superar a si mesmo e ainda que você não esteja conseguindo fazer algum desenho ou algum trabalho, pare e respire. Comece de novo e sempre pressa, pois a única pessoa que temos que impressionar somos nós mesmos.





Devaneios: Muito obrigada pela entrevista e por compartilhar um pouco sobre você e seus desenhos. Gostaria de dizer algo aos nossos leitores?
F: Gostaria de agradecer a Ingrid pela simpatia, paciência e a oportunidade. Obrigado a todos que estão lendo essa matéria no Devaneios. E que acompanhem meu trabalho se possível hahaha um grande abraço e até a próxima.


Esperamos te ver mais vezes por aqui, Fernando! E para você que quer acompanhar os desenhos do nosso amigo. Curta e siga sua página no facebook Fuzi's Drawing e no Instagram @fernandofuzi.

14 comentários

  1. Parabéns ao artista Fernando Fuzi, ótimos trabalhos merece todo reconhecimento

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao artista Fernando Fuzi, merece todo o reconhecimento.

    ResponderExcluir
  3. Que legal essa entrevista, eu quase não acompanho o trabalho de nenhum desenhista mas quando gosto de algum eu sigo nas redes sociais. Eu ainda não conhecia o Fernando e achei bem bacana a entrevista e o trabalho dele.

    ResponderExcluir
  4. Oii, tudo bem?
    Não conhecia o trabalho do Fernando, mas gostei muitooo dos desenhos! São incríveis, parabéns pela entrevista e ao desenhista todo o sucesso do mundo!

    ResponderExcluir
  5. Lindos desenhos, parabéns ao Fernando Fuzi! Muito legal a entrevista, bom conhecer o trabalho do artista! Vou compartilhar!!
    Beijos,
    Cidália.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não conhecia o desenhista e suas obras, mas adoro entrevista por esse motivo, temos a oportunidade de conhecer um pouco sobre eles.
    Amei os desenhos,são lindos.
    Abraços;**
    http://FebredeLivro

    ResponderExcluir
  7. Que entrevista bacana, adorei a introdução. Não conhecia o Fernando Fuzi e achei original você o apresentar de forma tão dinâmica. Gostei também de saber que ele planeja a exposição do trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Oii
    Gente que coisa linda!! Adorei a entrevista. Legal saber sobre o artista e suas inspirações!
    bjus

    ResponderExcluir
  9. Que bacana, que talento.... Fernando, só conheci a capa do livro que você fez pro Cesar. Parabéns... Deus te abençoe e multiplique seus talentos.

    ResponderExcluir
  10. Caraca, ele desenha muuuuito! Amei!
    Não conhecia ele, mas pode ter certeza que vou começar a acompanhar o trabalho.
    Ah, e a entrevista ficou ótimo, amei as respostas dele.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ingrid!
    Achei super legal a entrevista. Eu sou péssima em desenho, mas sempre foi algo que quis ter habilidade, acho lindo que tem talento para desenhar. Desejo sucesso ao Fernando e que ele aprimore o talento cada vez mais.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  12. Olá Ingrid, primeiramente adorei a introdução da postagem *-* Não conhecia o artista mas pelos desenhos que temos na postagem ele é mega talentoso. A entrevista ficou bem bacana.

    ResponderExcluir
  13. Que sensacional! Amei a forma como começou o post, como conduziu as perguntas. Não o conhecia e curti muito! Só faltou a foto dele. Beijos!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  14. Os desenhos dele são fodas, gostei! Bacana vocês entrevistarem um desenhista, é uma ideia bacana e divulga o trabalho dele.

    ResponderExcluir

Topo