Sabe aquele livro que mexe com você mas você não encontra palavras para falar sobre ele? Se você entende o que estou falando, saiba que estamos juntos nessa, pois acabei a leitura desse livro e não encontro palavras para fazer essa resenha. Parece que não vou ser capaz de passar todas as emoções que Tudo e Todas as Coisas despertou em mim.
Madeline é uma garota de 18 anos que tem uma doença rara, a IDCG, ela é alérgica ao mundo desde quando era praticamente um bebê, ela não pode sair de casa e não conhece o o mundo lá fora, o mundo que conhece é através dos livros.
Li muito mais livros que você. Não importa quantos você já tenha lido. Eu li mais. Tive tempo pra isso.
Sua casa é praticamente uma bolha toda equipada para que nada possa afetá-la, inclusive as pessoas, ela tem contato basicamente com sua mãe e Carla sua enfermeira. Leva uma vida tranquila os dias passam praticamente iguais, ela já está acostumada com a monotonia, mas esse mundo limitado de Madeline está prestes a mudar, uma nova família se muda para a casa ao lado e ela começa a acompanhar a vida deles pela janela e assim conhece Olly, o garoto que a fará desejar o mundo que não pode ter.
Pela primeira vez em muito tempo, desejo mais do que aquilo que tenho.
A principio achei que seria um romance adolescente, mas vai além disso, o livro trata não só da descoberta do amor, mas a descoberta do mundo, de tudo e todas as coisas imagináveis para a protagonista. Tem sua dose de drama, mas também é bem divertido e sarcástico, as ilustrações do livro nos mostra como em um diário a personalidade de Madeleine. Me identifiquei com ela em tantos aspectos e foi impossível não me envolver pela leitura, praticamente devorei o livro.
A vida é um dom. Não se esqueça de vivê-la.
O livro está lindo em cada detalhe, a capa é lindíssima, as ilustrações assinadas por David Yoon, marido da autora, fazem toda a diferença na apresentação da história, a revisão está impecável e o ainda veio com um marcador de acrílico que é o mais lindo que já vi. A escrita da Nicola Yoon me conquistou, a leitura foi super rápida. Os personagens são bem construídos, tanto que me apaixonei por Madeline e Olly. A vontade que ela tem de viver nos faz pensar em como a vida é preciosa e em como não damos valor a coisas tão simples pois nunca fomos privados delas, ela que nunca teve nada, tem uma vida e nunca pode vivê-la de verdade, enquanto algumas pessoas tem tudo e deixa a vida ir somente passando, dia após dia.
" Às vezes você faz as coisas pelos motivos certos e outras pelo motivo errados. Há ainda aquelas vezes em que é impossível saber a diferença."
Tudo e Todas as Coisas
Ano: 2016 / Páginas: 304
Idioma: português
Idioma: português
Editora:Novo Conceito
Livro cedido pela editora parceira Novo Conceito.