RESENHA Carta ao pai - Kafka

by - 23:51

Por Ingrid Faria

Li Kafka aos 18 anos. Me arrependo. Deveria ter lido antes. Alguém tem noção que eu tenho dificuldade de chorar e com uma carta ao pai de Kafka eu chorei? Pois bem. 
Comprei essa edição econômica da L&PM pocket de 108 páginas em uma banca de jornal da Gávea (Rio de Janeiro).

A mais íntima obra de Franz Kakfa como dito pelo tradutor Marcelo Backes, um gaúcho estudioso de Kafka e dos russos.

"Querido pai,

Tu me perguntaste recentemente por que afirmo ter medo de ti. Eu não soube, como de costume, o que te responder, em parte justamente pelo medo que tenho de ti, em parte porque existem tantos detalhes na justificativa desse medo, que eu não poderia reuni-los no ato de falar de modo mais ou menos coerente."

E é assim que Kafka começa a colocar suas fraquezas diante do pai. Em sua cabeça o pai não gostava dele e a relação entre eles era baseada no medo. Ele escreve a carta aos 36 anos e logo no começo deixa claro que sofre com esse relacionamento desde a infância.
Kafka era instrospectivo, não era casado, não havia formado uma família como também era frustado no que fazia. Seu pai, Hermann Kafka, era o oposto e ele o admirava por ter criado uma família. Todavia, era complicado para o filho entender tamanha hipocrisia do pai e tamanha rejeição.

"Bastava que eu manifestasse um pouco de interesse por alguém - o que aliás não acontecia com frequência por causa do meu jeito de ser - para que tu, sem qualquer respeito pelo meu sentimento e sem consideração pelo meu veredicto, interviesses logo com insulto, calúnia e humilhação."

Um dos trechos mais tocantes para mim e que mostra que o pai de Kafka realmente tinha dificuldade de ser pai é em uma nota do tradutor retirada de um testemunho de Gustav Janouch "Kafka me disse, em voz estranhamente baixa: 'Meu pai. Ele se preocupa comigo. O amor muitas vezes tem o rosto da violência'".

Isso me lembrou os inúmeros casos que vemos de romantizar relacionamentos abusivos e vejam bem, um pai não sabendo demostrar o amor para o filho. Talvez um pai que tenha diversas vezes maltratato o filho em nome de um amor.

De qualquer forma, é um livro que precisa ler lido e digerido. Não, Kafka não entregou essa carta ao pai, mas deveria.

You May Also Like

8 coment�rios

  1. Poxa! Quantos desabafos e tristezas, não senti vontade de ler, porque sei que no passado havia muitos relacionamentos assim baseados no medo e hoje vemos muitos relacionamentos com extrema liberdade e nenhum respeito entre pais e filhos. Então em meio ao caos, tentamos encontrar um meio termo, deixando claro nosso amor, respeito e tolerância. Ler sua resenha me fez lembrar de um lindo livro infantil que é avesso a essa resenha, o pai encontrou um jeito de se aproximar do filho, mesmo não sabendo demonstrar seu amor com abraços e palavras: O homem que amava caixas. Beijos

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho dificuldades para ler obras assim justamente por serem tão impactantes, acho que antigamente (muito mais do que hoje em dia) os pais diziam fazer coisas para o bem dos filhos, para educar, mas essa maneira era extrema e tenho certeza que se eu lesse esse livro eu também me acabaria de tanto chorar. Gostei muito da dica e me deu vontade de ler, não por agora, mas em algum momento eu vou precisar ler.

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Eu amo Kafka, apesar de ela ter o poder de mexer com o mais profundo que existe me mim, a escrita dele é um soco no crânio, n a alma, no útero.

    ResponderExcluir
  4. li tem muitos anos e realmente é uma leitura forte e densa... Kafka teve uma vida conturbada... uma pena que a relação com o pai tenha sido tão infeliz...
    fiquei contente de ver um post sobre ele - um dos meus autores preferidos - por aqui...
    bjs :D

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Nunca li essa obra de Kafka, a trama parece ser forte e densa. É uma pena que a relação dele com o pai não tenha sido feliz. Gostei da publicação, da resenha, foge do comum que vemos em tantos blogs!
    Bjuss

    ResponderExcluir
  6. Ola Ingrid,

    Sua resenha ja me emocionou, imagino a obra completa. Kafka sempre traz temas fortes em seus livros, mas acredito que nenhum tão impactante quanto esse. Me interessei muito e já acrescentei à lista :D

    Parabéns pela resenha,

    Atenciosamente,

    Tiago Valente
    http://avidalida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Ingrid, sua linda, tudo bem?
    Eu fico triste em saber que o relacionamento dele com o pai era nessa base. Não conhecia a história de vida do autor. Parece ser um livro bem triste com verdades difícieis de serem ditas, uma pena ue ele não sentou com o pai dele para tentarem se entender. Não é o tipo de leitura que eu faça, mas para os fãs do autor é imperdível.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Me parece um livro bem forte mesmo, uma pena o relacionamento dele com o pai ser assim.
    Eu não sei se leria o livro, é algo a ser pensado.
    Bjs

    ResponderExcluir