7 dicas para conservar livros por mais tempo

by - 08:00

Estante da Ingrid.
Livros são bem preciosos para muitas pessoas – eu sou delas! –, mas com o tempo tendem a ficar com as folhas amareladas e, se não forem bem conservados e guardados em local adequado, ficam sujeitos a traças e poeira, descolam as paginas, estragam a lombada. Para impedir que isso aconteça, tome as medidas a seguir e saiba como conservar livros por mais tempo. Afinal, livro é investimento não é mesmo?? Eu cuido, zelo  e morro de ciumes dos meus.

1. Tire o pó de livros fechados com pincel de maquiagem grosso.

2. Abra os livros regularmente para reduzir a umidade e evitar que a poeira se assente demais. (São tantos, vou passar horas nessa tarefa, mas vale a pena)

3. Para que um livro não cheire a mofo, guarde-o num saco de papel cheio de jornal amassado. (Será que forrar a estante ajuda? Pois eu acho que os livros devem sempre ficar a mostra e ao alcance das mãos)

4. Limpe as capas de couro dos livros apenas com pano úmido.

5. Mantenha os livros longe da umidade, de mudanças bruscas de temperatura e de excesso de luminosidade.

6. Ponha os livros pesados deitados para evitar que as páginas se separem da lombada. (Essa eu já sabia, mas ainda falta espaço para guardar todos assim.)

7. Use suportes de livros para impedir que os volumes caiam uns sobre os outros e acabem entortando.

Dica da Lila, se quer mesmo conservar, não empreste rsrs, os que empresto nunca voltam. Mas dizem que um livro não deve ficar parado...

E você? Tem mais alguma dica de como conservar livros? Compartilhe-a com a gente!


Texto original por: Raphani Margiotta
Adaptado por: Lila Motta

Fonte:Blog Seleções

You May Also Like

7 coment�rios

  1. adorei suas dicas, vou tentar fazer mais delas para manter meus livros em estado melhor e nao estragar mais rapido ahsushuhssusaha
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já mudei a posição deles na minha estante, estavam estragando os mais grossos!!!!

      Excluir
  2. Olá, Aline. Adorei as dicas, estava pensando em forrar os livros por cima, colocar um plástico/pano para ver se diminui a poeira e sujeira nas lombadas.
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou pensando em enrolar eles em papel filme, estou estudando a melhor forma!!
      Bjos!!

      Excluir
  3. Adorei o post, vou anotar as dicas pra cuidar dos meus livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuide mesmo, os meus mais antigos começaram a estragar :(

      Excluir
    2. Cuide mesmo, os meus mais antigos começaram a estragar :(

      Excluir