{Resenha} Para todos os garotos que já amei - Jenny Han

by - 09:42

Confesso querer me penalizar porque não li esse livro antes. Estava na minha estante desde meu segundo dia da Bienal e ele nem seria o próximo da lista de leitura mas eu li uma resenha que me indicou tanto que eu acabei cedendo. E não me arrependo momento algum. Que livro maravilhoso!! Me identifiquei tanto mais tanto.

E ele tem continuação ainda nem prevista para ser lançada no Brasil mas vamos com fé que vai lançar em um dia que eu tenha dinheiro! precisa de fé mesmo.
Jenny Han está de parabéns pela deliciosa escrita, seu livro merece 5 estrelas mais um coração de favorito lá do skoob. Li em dois dias e meio sendo que ele tem 320 páginas.

Nesse livro conhecemos a história de Lara Jean, uma menina apaixonada por escrever cartas que faz parte das irmãs Song (composta pelas irmã Margot, Kitty e Lara Jean). Elas vivem com o pai pois a mãe faleceu quando elas eram crianças e a Kitty um bebê. O último presente da mãe para Lara Jean foi uma caixa azul petróleo que acabou sendo o lugar onde Lara deixava suas cartas. 
Cartas não de amor mas sim de despedida. Do não querer estar mais apaixonada. Cartas para a libertarem.

"Porque, depois que escrevo, aquele amor ardente para de me consumir. (...) Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo. As cartas me libertam. Ou pelo menos deveriam."

Acidentalmente, ou não, as cartas foram mandadas aos seus destinatários e infelizmente 4 de 5 deles faziam parte do seu vínculo social. E aí como eles reagiram depois de receber as cartas? Como a própria Lara Jean reagiu? A trama gira em torno disso e pra mim ela se saiu pela culatra. Não sei o que eu faria no seu caso mas posso dizer que a coragem a seguiu por mais medo que ela tenha demonstrado.

Foi a primeira vez que li um livro cuja família principal fosse descente de coreano e confesso que eu amei esse diferencial. Quero ler outros livros da autora pois li que seus personagens são porque ela é.
A construção dos diálogos foi perfeita, a diagramação do livro está nota dez, ela cita em todos os capítulos comidas maravilhosas e narra a história o mais real possível.

"E foi isso que aconteceu. Chorei até meus olhos ficarem inchados; escrevi a carta; deixei a história toda pra trás. Não penso nele desse jeito desde então."

"- Cem anos atrás, caras de dezoito anos lutavam em guerras com baionetas e tinham a vida de outras pessoas nas mãos! Eles já tinham vivido muito quando chegavam à nossa idade. O que o pessoal da nossa idade sabe sobre o amor e a vida?"

"Eu me pergunto como é ter tanto poder sobre alguém. Acho que não quero isso; é muita responsabilidade ter o coração de uma pessoa nas mãos."

Sinopse: Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar

PS: O livro está em promoção em várias livrarias online. Paguei 21 reais na Bienal e já vi mais barato por aí. Procurem! Vale a pena!

Por Ingrid Faria

You May Also Like

21 coment�rios

  1. Oie Ingrid, eu sabia que você ia amar esse livro no momento que disse que ia lê-lo, eu também li e me apaixonei, os personagens são bem cativantes e completos, e a autora segue a historia de maneira tão leve que fica difícil não se apaixonar...
    Parabéns pela resenha ;)

    ResponderExcluir
  2. Oie Ingrid,desde o momento que você me disse que ia ler esse livro eu sabia que ia amar. Realmente o livro é encantador e merece 5 estrelas. Os personagens são muito cativantes e a autoras segue a historia de maneira tão leve que fica dificil nao se apaixonar...
    Parabéns pela resenha ;)

    ResponderExcluir
  3. Nossa!!! Demais, to aqui tentando comocar-me no lugar dela c essas cartas, já pensou, td q eu diria em uma carta viesse a tona.... Curiosissima já p saber o final da trama.

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Estou com um pé atrás em relação com essa autora desde a duologia Olho por Olho. Ela não me conquistou. Mas, tentarei dar uma chance a ela, já que ela escreve sozinha. Ótima resenha!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oiii!

    Eu já li duas resenhas super positivas para essa obra e fico muito feliz em saber que a autora soube como agradar :D
    Eu só não quero ler agora porque é uma trilogia e nem tem previsão de lançamento, isso acaba me incomodando um pouco #sddslivros unicos <3


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula, que eu saiba são apenas dois livros! Eu já estou morrendo pelo próximo que nem lançou. Oh Deus!

      Excluir
  6. Olá, Ingrid. Já li um livro da Jenny e adorei a escrita da autora. Para todos os garotos que já amei já está baixando em meu tablet e o irei ler o mais rápido possível. Fico feliz que tenha gostado da leitura!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  7. Ai ai ai, Ingrid... Vc acabou de fazer a minha listinha de "Desejados" do Skoob aumentar. Aliás, ela aumenta toda vez que caio numa resenha.
    Adorei a resenha e já vou anotá-lo.
    Esse mês consegui trocar 4 livros pelo Skoob e estou adorando a oportunidade de poder ler alguns da minha lista sem precisar comprar - acho super bem bolada aquela rede. Vou tentar te encontrar lá.
    Abração esmagador e ótimo dia.
    Márcia.

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu só ouço coisas boas desse livro, acho muito bacana a proposta dele e parece ser bem leve também. parabéns pela sua resenha, estou super curiosa para lê-lo!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    A cada resenha que leio acho a história muito bacana, beirando o divertido porque é muito azar ver as cartas enviadas, mas quero muito ler o livro ainda.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  10. Vi o livro na turnê Intrínseca,parece legal,imagino o desespero da coitada da protagonista. Que bom que cê gostou,apesar de odiar gente na capa,acho essa capa supimpa :)

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu não tenho muita curiosidade de ler este livro. Mas, pensando que nunca i também nenhum livro com personagens coreanos até que valeria a pena a tentativa, além disso voce elogiou a escrita e tudo mais. Quem sabe eu me anime.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    No inicio não interessei-me muito por esse livro, quando foi lançado, mas conforme fui lendo resenhas fui me interessando, hoje o cato sempre que vou em algum lugar que vende livros, pena que ainda não achei.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu adoro a capa desse livro, e assim que ele foi lançado eu fiquei curiosa para ler. E fiquei curiosa para saber como essas cartas foram enviadas e a reação dos ex-namorados da Lara.Espero ler em breve.

    Beijos!
    Lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Esse livro é lindo, puro amorzinho... tô apaixonada demais pela história e quero muito, muito ler a continuação. Não vejo a hora de dividir mais tempo com a Lara!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  15. Olha tenho que confessar que quando comecei a ler esse livro foi meio que sem expectativas, mas eu me surpreendi no decorrer das páginas, porque a estória se torna envolvente e os personagens simplesmente cativantes. Eu simplesmente adorei a personagem principal e os dois garotos. Foi muito fofo. Estou doida para ler o segundo livro, mas antes acho que irei reler ele novamente porque gostei demais. Espero que o segundo seja ainda melhor xD

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/lancamento-editora-novo-seculo.html?m=1

    ResponderExcluir
  16. Caaaaraaaacaaaa ❤️
    Socorro
    Preciso desse livro, não, pera
    JÁ LI hahaha
    É maravilhoso, tanto quanto deveria ser, o segundo vencido Brasil até fevereiro já o li até a metade, deu merda, e li o final, gostei, e então Okay.
    Mas que o segundo me chateou, chateou.
    Bjs
    Ah, a cultura coreana é riquíssima, te indico pesquisar sobre o dorama "playfull kiss"
    Tay do Let It Shine

    ResponderExcluir
  17. Oi, Ingrid, tudo bom?
    Adorei o que você falou de Para todos os Garotos que já amei. Ainda não li o livro, mas já vi ele por bem menos que 21 (preço que tu pagou), e não vejo a hora de compra-lo para ler. Realmente, ele parece ser um livro que merece as 5 estrelas e um coração do skoob. Espero que a continuação possa ser lançada logo para satisfazer a curiosidade dos leitores.
    Beijos,
    www.entreleitores.com

    ResponderExcluir
  18. Ei, tudo bem?
    Eu amo a escrita da autora e estou bem curiosa para ler esse livro. Comprei ele na Bienal, mas acho que só vou ter tempo para lê-lo nas férias. A escrita dela é ótima e tenho certeza de que vai curtir os outros livros dela.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  19. Ingrid, quero tanto esse livro, na verdade ando querendo tudo que você lê!! Caso sério isso!! Amei sua resenha, já queria antes, agora preciso!!!

    ResponderExcluir