{Resenha} Como eu era antes de você - Jojo Moyes

by - 19:53

Estragaram minha leitura (spoiler do final em um blog que fazia comemoração ao dia do livro) e eu não chorei. Ai Ingrid vai reclamar do livro? Claro que não ele é MARAVILHOSO. Merece sim cinco estrelas. E além do mais eu dou essa nota mesmo conhecendo (pessoalmente) uma única pessoa que leu e não recomendou e recebendo spoilers do final. Então imagina o quanto que eu gostei do livro.

Para quem ainda não conhece a história, publicada em 2012 mas ao mesmo tempo tão atual, ela fala sobre Louisa Clarck uma jovem que acaba de ser demitida e na busca de uma outra fonte de sustento ela acaba indo trabalhar como cuidadora de um tetraplégico por seis meses. Sim um contrato pequeno mas como ela precisava, aceitou depressa. O que ela não imaginava era como a vida dela mudaria depois desse emprego ou até mesmo durante. São só 6 meses mas a vida de ambos será marcada para sempre. 

O tetraplégico chama-se Will, um cara que já foi bem ativo mas devido a um acidente no trânsito acabou na cadeira de rodas. Louisa era uma jovem sobrevivendo e não vivendo. Will aproveitou muitos momentos se aventurando. Louisa não curtia filmes estrangeiros. 
A amizade entre os dois conquistou meu coração que amam apelidar de coração de pedra. Jojo falou de egoísmo, de amor, de carinho e principalmente de esperança. 

Não é tão semelhante mas como lembra bastante para quem já leu eu recomendo assistir o filme Intocáveis (2011) escrito por Olivier Nakache e Éric Toledano. Mas antes disso quero que você leiam o livro e se apaixonem como eu me apaixonei. Se encantem com o mau humor de Will. Um livro de autodescoberta para todos. Com personagens bem construídos e enredo impecável. Diálogos que fluem bem e páginas amarelas.

"- E sabe o quê? Ninguém quer ouvir esse tipo de coisa. Ninguém quer ouvir você falar que está com medo, ou com dor, ou apavorado com a possibilidade de morrer por causa de alguma infecção aleatória e estúpida. Ninguém quer ouvir sobre como é saber que você nunca mais fará sexo, nunca mais comerá algo que você mesmo preparou, nunca vai segurar seu próprio filho nos braços. Ninguém quer saber que às vezes me sinto claustrofóbico estando nesta cadeira que tenho vontade de gritar feito louco só de pensar em passar mais um dia assim..."





Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.

"- Desculpe se faço muitas perguntas - pedi, sentando reta na cama - Quer que eu saia?
- Não, fique um pouco. Converse comigo - Engoliu em seco. Seus olhos se abriram outra vez e seu olhar encontrou o meu. Parecia insuportavelmente cansado. - Conte uma coisa boa."

You May Also Like

16 coment�rios

  1. Olá ^^

    O livro é lindo, quem não chora com aquele final?
    Ansiosa para o lançamento do filme.

    Adorei seu blog, já estou seguindo.

    Bjks,

    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Acredita que JoJo Moyes nunca me atraiu? Eu não gosto muito de romance, mas até que sua resenha me deixou curiosa a respeito do livro. Futuramente talvez eu quebre esse tabu lendo um livro dela.
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  3. Conhecia muito pouco desse livro e nem tinha intenções de lê-lo, já que não é o tipo de gênero que mais me atrai. Porém, estou reconsiderando isso. Hahah
    Provavelmente vou lê-lo em breve.

    http://discodivinil.blogspot.com.br/

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Eu li e resenhei mês passado e sim, a história é linda demais! Impossível não amar Will e Lou! Agora vou querer ver o filme, parece que vai ser bem fiel!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi!! Eu também adorei o livro, mas não recebi nenhum spoiler... Ao contrário, quando chegava perto do fim eu meio que já tinha descoberto e eu ficava lá na maior angustia e depois do livro é um daqueles que te joga no chão pisoteia e te deixa num cantinho escuro... Estou muito ansioso pro filme, e acho que vou levar um lencinho...

    Abraços, Miguel do Demasiadamente Lendo

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?

    Acho que sou suspeita para falar desse livro, amo o Will e a Lou. Vejo muitas pessoas falando que não gostaram do final, mas acho que ele foi necessário para que a história pudesse ser tão bela. Chorei horrores e sempre vou chorar quando reler, mas, ainda sim, amo o livro.

    Beijinhos,
    Andy!
    http://quotesperdidos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Eu nunca li nada da Jojo e já escutei todo tipo de comentário sobre os livros dela.
    Estou bem curiosa para ler esse antes da adaptação sair.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  8. Oee, tudo bem?
    Ainda não li nada da Jojo e to doido pra ler esse livro dela!!

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu também já sei o final do livro, porque recebi spoiler em uma tag. Mas faz parte. Quero ler a obra mesmo assim e espero me apaixonar por ela, como aconteceu com você (rs). Achei legal indicar o filme Intocáveis. É mesmo uma obra que traz um enredo semelhante, no sentido de ressignificar a vida de uma pessoa que precisa se ajustar às suas limitações.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Sou doida pra ler os livros da Jojo Moyes, ainda mais o livro Como eu era antes de você, que vai ter adaptação pro cinema e morro de medo de alguem me contar o final.
    Odeio spoilers e que pena que estragaram o livro pra vc...eu acho que eu vou chorar mtoooo, pelo que ja li da sinopse e de outras resenhas.
    Vamos ver se vou me encantar com o mal humor do Will, hehe.
    Ainda vou ler.
    Beijos

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Esse é um dos livros que comprei e está na imensa fila para ser lido. Mas agora com sua resenha, vou passar ele na frente e ler nas férias. Se não estou enganado vai ter até um filme? Vou agilizar na leitura para não ver o filme primeiro.

    ResponderExcluir
  12. Oi ❤
    Estou doida pra ler esse livro e assim como você já recebi todos os spoilers possíveis hahahah
    Mas eu que pedi, porque tinha muita curiosidade e também estava com medo de chorar e preferi saber logo o que ia acontecer.
    Espero amar mesmo assim também :)
    Estou ansiosa para o filme...

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração ❤

    ResponderExcluir
  13. Olha eu ainda não li nada da Jojo Moyes, mas tenho bastante interesse, porque o livro me parece ser muito bom. Tenho visto muita gente falar bem das obras dela, mas estou esperando um momento oportuno para fazer a leitura porque ando bem cansada depois desse ano todo lendo vários livros =x
    Mas mesmo assim eu adorei seu ponto de vista e espero poder gostar bastante, porque me parece ser um livro envolvente e ainda tem o filme vindo ai que deve ser muito bom também.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/nova-parceria-editora-generale-oba.html

    ResponderExcluir
  14. Hey flor!
    Esse livro está na minha estante já tem um tempo e está pedindo para ser lido, mas resolvi deixar para ler no próximo ano, devido ao lançamento do filme em Março. Receber spoilers é osso, ainda mais aquele bombástico né? Mas que bom que gostou da leitura.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  15. Oiii!

    Eu ainda não li nada da autora, mas tenho certeza que vou começar com essa! Nunca vi uma resenha negativa para essa obra e tenho certeza que essa obra é extremamente encatadora.
    Anotei a dica de filme também!!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  16. Ei, tudo bem?
    Estou louca para ler esse livro e não sei porque fico adiando isso. Tenho ele aqui um tempão já. Agora que vai sair o filme vou ver se leio logo, rs. Todo mundo fala tão bem dessa história, que tenho certeza de que vou amar.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir