{Cinema} Escritores da liberdade

by - 22:11

Por Ingrid

Escritores da liberdade entrou para a minha lista de filmes favoritos no filmow ao lado de Sociedade dos Poetas Mortos (com o querido Robin Williams) e é possível compará-los pois em ambos filmes temos professores engajados em ensinar.


No filme "Escritores da liberdade", que em portugal é chamado de páginas de liberdade, temos uma história real baseada no livro "The freedom writers diaries" e isso traz uma carga emocional maior ao filme. Até porque vemos que de fato existe pessoas querendo o melhor para o outros. 


Assim conhecemos a professora Erin Gruwell (estrelada pela Hilary Swank) casada com Scott (estrelado por Patrick Dempsey) e filha de Steve (estrelado por Scott Glenn) que começa a dar aula em uma sala de ensino médio para jovens que por inúmeras circunstâncias da vida não são estimulados a estudar. Nem pela vida, muito menos pela família e nem um pouquinho pela escola.

A professora Erin no começo não tem uma boa aproximação com a turma e é vista pelos alunos como a branca dos EUA que exige respeito apenas pelo seu tom de pele, e é com esse pensamento que Erin percebe que a turma sofre bastante nas ruas estadunidenses. Logo decide que irá acabar com as mazelas étnicas e sociais entre seus alunos e o resto da sociedade. 

Em momento algum Erin recebe apoio dos diretores e professores da escola (mais um ponto para a dura realidade), mas mesmo assim começa um projeto de leitura com seus alunos. Todos precisam ler "o diário de Anne Frank" e posteriormente criar um próprio diário para falar o que quiserem sobre suas vidas. 

Erin assim cria um laço de amizade com a turma e nos mostra que dá sim para transformarmos a educação. E embora esse filme tenha sido lançado em 2007 ele tem a característica de ser atual. 
A mudança que precisamos ter podemos começar dentro de uma sala de aula. 


Estrelas do elenco

Erin Gruwell - Hilary Swank: já ganhou dois prêmios do Oscar e participou do filme P.S. Eu te amo
Diretora Margaret - Imelda Staunton: uma atriz inglesa que mora nos corações jovens, mas faz um papel de má nesse filme. Imelda fez Harry Potter, Nanny McPhee a babá encantada, Malévola e tantos outros filmes conhecidos. 
Scott Casey - Patrick Dempsey: pra mim a verdadeira estrela só pela beleza, mas preciso dizer que ele é bem talentoso. O melhor amigo da noiva, Grey`s anatomy, Encantada, Idas e vindas do amor, Loverboy...
Jamal Hill - Deance Wyatt: dançarino profissional de Hip Hop e tem inúmeros vídeos dele, no youtube, dançando.


You May Also Like

7 coment�rios

  1. Olá amo livros que falam do processo de ensino/aprendizagem. Além disso, filmes baseados em histórias reais me deixam bem feliz. Nunca tinha ouvido falar, mas a dica está super anotada!

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de Sociedade dos Poetas Mortos. É um filme referência para todos os educadores. Já vi várias vezes. Esse Escritores da liberdade já vi algumas cenas. Não sabia que era adaptação. Hoje é o segundo filme que descubro que é uma adaptação. É interessante notar que, mesmo sendo filmes sobre problemas sociais americanos, mas que a gente também pode relacionar com os problemas do nosso país.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. esse filme é maravilhoso, carrega uma mensagem maravilhosa e as atuações são perfeitas... não canso de assistir... Erin é uma inspiração pra mim, como professora...
    adorei ver essa postagem por aqui <3
    bjs...

    ResponderExcluir
  4. Eu já assisti esse filme e ele é realmente incrível. Na minha formação de professora nos deparamos com diversas situações difíceis e esse filme fez parte de um debate muito interessante na cadeira de psicologia da educação. Recomendo muito ele não só para professores, mas para todos, pois traz uma realidade muito próxima a vida de todos nós. Parabéns pelo post.
    http://www.facesemlivros.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá! Não conhecia o filme, mas parece realmente bom. Meu namorado é professor, então ele gosta dessas histórias que abordam a educação e como ela pode mudar a vida das pessoas. Vou falar com ele para assistirmos. Obrigada pela dica! ^^
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá Ingrid,
    Não vi esse filme ainda, porém ja tinha ele na minha lista. Vou tentar ver o quanto antes, a tua resenha me deixou ainda mais curiosa por ser mais uma confirmação de boa qualidade... obrigada pela dica, bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?

    Assisti esse filme há uns 4 anos e lembro que me marcou bastante. Com certeza, uma história inspiradora, especialmente por ser real <333
    O que mais amei foi que o livro escolhido para a turma ler e unificá-la foi O diário de Anne Frank, uma das minhas histórias preferidas! Sou louca pra conhecer a casa dela em Amsterdã!
    Adoro histórias humanas, de superação e de amizade.
    O quote da última imagem é tão forte e tão verdadeiro, amo!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir