O Show de Truman - filme

by - 22:42

Por Ingrid Faria

"Good morning, and in case I don't see you good afternoon, good evening and good night"

O Show de Truman é um dos poucos filmes atemporais que já vi. Este foi estrelado por Jim Carrey em 1998 e dirigido por Peter Weir.
Mas porque ele pode ser considerado atemporal? Simplesmente por ter em um único filme teses sobre cristianismo, a falta de privacidade que temos e, principalmente, existencialismo.
No existencialismo, o indivíduo se sente confuso em relação a realidade que vive, pois acredita que a mesma é um absurdo e algo sem sentido. O principal filósofo dessa corrente filosófica foi Kierkegaard. 
E foi exatamente isso que acontece com Truman, interpretado por Jim Carrey, que tem sua vida gravada em reality show desde quando nasceu e ele nunca soube disso. Logo, o filme mostra a descoberta de Truman, após seu aniversário de trinta anos, diante dessa realidade e o diretor conseguiu colocar sutis propagandas no dia a dia de Truman que precisa estar atento para perceber. 
Peter fez um bom trabalho, mas preciso também dar os créditos não só a Jim Carrey, como também para Laura Linney (Sylvia) uma namorada de Truman que luta por sua saída do programa.

Truman é um cara como qualquer outro que a mídia o transformou em importante porque passou a transmitir suas 24h (menos as cenas de sexo, como reclama um policial no filme). Ele trabalha em uma companhia de seguros e tem uma bela esposa, então é meio psicótico pensar em como isso faria sucesso em um reality show, mas nós sabemos que faz muito sucesso.



Na minha opinião (e quem viu o filme, favor comentar sua observação deste ponto) os primeiros vinte minutos poderiam ter sido melhor explorados, mesmo assim o filme vale muito a pena. Não só pela reflexão que lhe traz, mas também pela genialidade do roteiro que Jim Carrey brilhou. 

PS: Robin Williams foi cogitado para o papel, mas Jim Carrey lembrava mais Charles Chaplin, de acordo com o diretor, e por isso acabou ficando com o papel.

You May Also Like

11 coment�rios

  1. Meninaaaaaaaa, eu tenho pavor desse filme!! kkkkkkkk
    Não por ele ser ruim, coo você disse é ótimo, só que durante toda a minha infância eu ficava imaginando que estava passando pelo mesmo dilema do cara e que minha vida era uma farsa! kkkkkkk
    Não sei se estava certa ou errada, mas nunca mais consegui assistir essa produção!
    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Já vi esse filme, mas não gostei muito... não sei o porque, mas não é daqueles filmes que assistiria de novo...

    ResponderExcluir
  3. Eu amooo esse filme, faz muito tempo que assisti mas nunca ma esqueci da história e de vez em quando eu lembro dele, mas eu não me lembrava do nome e adorei ver teu posta, agora eu posso procurar o filme para ver novamente

    ResponderExcluir
  4. Eu não sei o que eu tenho, mas Carey é um dos poucos atores que não me convencem. Acho sua atuação um tanto forçada e dificilmente me pego vendo seus filmes. Até tentei ver este, mas desisti.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ingrid! Tudo bem?
    Assisti esse filme faz algum tempo já. Achei um filme genial, mas muito monótono, depois da metade começa e ficar um pouco mais interessante. Não é o tipo de filme que veria varias vezes, mas é o tipo de filme que levanta discussões polêmicas. Adorei o post! Bj

    ResponderExcluir
  6. Oi. eu conheço o filme e não curto, acho que pelo fato de não curti o trabalho do Jim Carrey, não gosto de absolutamente nenhum filme com ele. Olha, eu não sei os primeiros vinte minutos, mas acho que o filme todo poderia ser melhor explorado.

    ResponderExcluir
  7. Olá !!! Ainda não assisti esse filme.
    Mas vou anotar a indicação e procurar pra assistir
    muito boa sua resenha, bjoooo

    http://blogaventuraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Querida ainda não tive oportunidade de assistir esse filme, porque não conhecia, mas como você trouxe uma postagem sobre ele vou ver se acho pra download para poder assistir.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. OOOi!
    Nunca se quer ouvi o nome do filme! KKKKK
    Parece legal... Dica anotada! (Não consigo olhar para a cara do Jim Carrey sem rir!! )

    Beijoos!
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Esse filme é maravilhoso, Foi por ele que me apaixonei pela atuação do Jim Carrey. Não sabia que o Robin Williams tinha sido considerado para o papel, teria sido um belo Truman também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Acredita que até hoje não vi esse filme? Me sentido a anormal. Seu post me fez ver que eu me interesso pelo assunto e não me perdoo por ainda não ter visto. Tentarei mudar esse status.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir