Tudo e Todas as Coisas - Nicola Yoon [Resenha]

by - 00:18



Sabe aquele livro que mexe com você mas você não encontra palavras para falar sobre ele? Se você entende o que estou falando, saiba que estamos juntos nessa, pois acabei a leitura desse livro e não encontro palavras para fazer essa resenha. Parece que não vou ser capaz de passar todas as emoções que Tudo e Todas as Coisas despertou em mim.

Madeline é uma garota de 18 anos que tem uma doença rara, a IDCG,  ela é alérgica ao mundo desde quando era praticamente um bebê,  ela não pode sair de casa e não conhece o o mundo lá fora, o mundo que conhece é através dos livros.

Li muito mais livros que você. Não importa quantos você já tenha lido. Eu li mais. Tive tempo pra isso.


Sua casa é praticamente uma bolha toda equipada para que nada possa afetá-la, inclusive as pessoas, ela tem contato basicamente com sua mãe e Carla sua enfermeira. Leva uma vida tranquila os dias passam praticamente iguais, ela já está acostumada com a monotonia, mas esse mundo limitado de Madeline está prestes a mudar, uma nova família se muda para a casa ao lado e ela começa a acompanhar a vida deles pela janela e assim conhece Olly, o garoto que a fará desejar o mundo que não pode ter.

Pela primeira vez em muito tempo, desejo mais do que aquilo que tenho.


A principio achei que seria um romance adolescente, mas vai além disso, o livro trata não só da descoberta do amor, mas a descoberta do mundo, de tudo e todas as coisas imagináveis para a protagonista. Tem sua dose de drama, mas também é bem divertido e sarcástico, as ilustrações do livro nos mostra como em um diário a personalidade de Madeleine. Me identifiquei com ela em tantos aspectos e foi impossível não me envolver pela leitura, praticamente devorei o livro.

A vida é um dom. Não se esqueça de vivê-la.


O livro está lindo em cada detalhe, a capa é lindíssima, as ilustrações assinadas por David Yoon, marido da autora, fazem toda a diferença na apresentação da história, a revisão está impecável e o  ainda veio com um marcador de acrílico que é o mais lindo que já vi. A escrita da Nicola Yoon me conquistou, a leitura foi super rápida. Os personagens são bem construídos, tanto que me apaixonei por Madeline e Olly. A vontade que ela tem de viver nos faz pensar em como a vida é preciosa e em como não damos valor a coisas tão simples pois nunca fomos privados delas, ela que nunca teve nada, tem uma vida e nunca pode vivê-la de verdade, enquanto algumas pessoas tem tudo e deixa a vida ir somente passando, dia após dia.



Tudo e todas as coisas é um livro sobre o amor, paixão, frustração, descobertas, decepção e recomeços. Uma história bonita, delicada, curiosa e surpreendente, da qual você pode tirar muito aprendizado se ler com olhos atentos! O tipo de livro que recomendo e quero que todos leiam! Pode acreditar, vai valer a pena!

" Às vezes você faz as coisas pelos motivos certos e outras pelo motivo errados. Há ainda aquelas vezes em que é impossível saber a diferença."

Sinopse: "Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa. Nunca saí em toda minha vida. As únicas pessoas que já vi foram minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostumada com minha vida até o dia que ele chegou. Olho pela minha janela para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega olhando-o e me encara. Olho de volta. Descubro que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre."

Tudo e Todas as Coisas
Ano: 2016 / Páginas: 304
Idioma: português 
Editora:Novo Conceito
Livro cedido pela editora parceira Novo Conceito.

You May Also Like

28 coment�rios

  1. Fui tocada com a sua resenha. Imagina com o livro. Quero lê-lo. A novo conceito arrasou na capa e ainda mais na escolha de publicação. Tenho certeza que vou me encantar com vários trechos.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu comprei esse livro esses dias, mas ainda não comecei a leitura. Confesso que me interessei pela história por ter me lembrado um filme chamado Jimmy Bolha, uma comédia de um garoto com um problema no sistema imunológico que faz com que ele tenha que morar em uma bolha (literalmente).
    O livro parece ser emocionante e surpreendente e não vejo a hora de começar essa leitura.
    Adorei a resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler esse livro. Sua premissa chamou a minha atenção desde o primeiro momento que soube de seu lançamento. Sem contar que acho a capa linda e já li várias resenhas mostrando o quanto é uma trama comovente e crível. Sua resenha me motivou ainda mais a adquirir esse exemplar. A história deve ser muito bonita mesmo!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  4. Estou louquinha pra ler esse livro... já pensou vc ser alérgico ao mundo e viver numa bolha? Nossa, não consigo nem imaginar, é ser privado da liberdade sem ter cometido crime algum! Desejo muito ler esse livro, pra levar como uma lição de vida mesmo, afinal eu vivo reclamando da vida que eu levo.... e acho que ele seria muito conveniente no atual momento que estou vivendo. Sua resenha me fez ter ainda mais certeza que quero ler. abraços!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Esse livro está na minha lista de próximas leituras! Já li duas resenhas sobre ele, fora os muitos comentários que vi nos grupos. Lendo sua resenha, só aumentou ainda mais minha vontade de ler!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Pela capa do livro, eu deixaria a dica passar fácil, mas sua resenha me deixou mega curiosa em relação a varias coisas. Primeiro em função da doença da protagonista e como é esta logística no dia a dia e claro, o romancinho que o livro traz. Espero poder conferir o mais rápido possível.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Desde que vi esse livro entre os lançamentos que achei a premissa da história interessante, principalmente porque nunca tinha ouvido falar sobre a doença da personagem.
    Acho que deve ser muito legal acompanhar a personagem que vai descobrir um novo mundo a partir da chegada desses vizinhos.
    Espero em breve ler e gostar muito da leitura assim como você.

    Beijos :*
    http://livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi!

    Já li muitas resenhas sobre esse livro e a vontade de ler aumenta. Fico feliz que você também gostou, elogiou bastante em? haha e que bom que vai além de um romance adolescente. Acho que livros com doenças sempre nos trazem alguma reflexão. Dizem que o final é duvidoso, veremos o que eu vou achar né haha beijo!

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Esse livro parece ser tão lindo! Estou com ele aqui já faz um tempão, mas não consigo arranjar um tempinho para lê-lo :/ Eu adoro livros bem humorados com um pouco de drama, e saber que é um daqueles livros que a gente recomenda pra todo mundo me deixou ainda mais animada. Vou dar um jeitinho, furar fila aqui e lê-lo...haha'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie! Eu sou exatamente como você quando gosto muito de um livro tenho medo de falar dele é não conseguir dizer tudo que de fato senti na leitura.
    A diagramação desse livro e a capa estão linda e faz tempo que quero ler esse livro é pretendo fazer isso em breve.
    Deu para notar o quanto você se maravilhou com a história em sua resenha. Eu não sei se você sabe mas essa doença apesar de rara existe de verdade....e acho é um tema bem bacana para o autor abordar.
    Bj

    ResponderExcluir
  11. Olá Aline,
    Também recomendo essa leitura para todos, entretanto, ele não conseguiu me emocionar tanto, claro que me senti tocada por toda a trama e as coisas que acontecem com a Maddy, o Olly me deixou apaixonada, mas senti falta de algo, sabe? Acho que o final foi aberto e rápido demais, enfim. Mas, apesar disso, acho que é muito legal lermos opiniões um pouco diferente da nossa.
    Parabéns pela resenha *-*
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Oi Aline, tudo bem?
    Estava meio receosa sobre esse livro pois nunca tinha ouvido falar da doença que Madeline tem. No entanto, não posso negar que é algo muito interessante de se abordar uma história. O fato da protagonista se apaixonar também é algo que me deixa com um pé atrás, sinto que vai ser algo muito difícil para Madeline e adivinha? Quando os personagens sofrem, eu sofro junto também (hahaha). Enfim, também adorei a capa e apesar dos riscos, quero ler o livro e espero gostar tanto quanto você.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Sempre vejo resenhas super positivas sobre esse livro. Quando você não conhece alguma coisa você vive sem o sentimento de frustração. Mas depois que você descobre fica aquela curiosidade e aquela sensação que você está perdendo alguma coisa. Fiquei curiosa como Madeline vai sair do seu casulo para conhecer o mundo lá fora.
    Adorei a sua resenha e assim que puder quero ler.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  14. Oie, eu estou com uma curiosidade enorme em ler esse livro, principalmente com todos os comentários positivos que tenho visto e que bom quando a gente não encontra palavras para falar sobre um livro, de tanto que adoramos né. Estou ansiosa para conhecer Maddy e sua vida.

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Eu gostei muito desse livro, mas confesso que eu adivinhei tudo kkkkkkk
    Achei bem interessante a forma com que a autora inseriu a doença da garota na história, de como a mãe dela abriu mão de tudo para cuidar da filha, e principalmente de como o amor pelo vizinho trouxe cores a sua vida.
    Não vejo a hora de ler o p´roximo livro da autora

    ResponderExcluir
  16. Oi linda,

    Ando bem ansiosa para ler esse livro por me lembrar muito A Culpa das Estrelas e outros livros que falam de personagens limitados por alguma doença e vão atrás de aventura ou simplesmente viver quando encontram amigos que despertem sua vontade de conhecer o mundo fora de sua "bolha" de proteção.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Depois que li esse livro, é um que recomendo também pra todo mundo. Também devorei, me apaixonei pelo enredo, é incrível ver como a protagonista tinha uma vida tão limitada e não era daquelas pessoas que se queixam o tempo todo, pelo contrário, fazia o possível para ser feliz dentro dos limites impostos a ela. E é lindo vê-la indo além de seus limites para poder conhecer o mundo e as sensações que ele oferece. Amei demais! Adoro a capa e as ilustrações, não sabia que eram do marido da autora, que máximo!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  18. Eu li esse livro e também morri de amores! Ele também mexeu tanto comigo e me envolvi muito com a história da Maddy. Não me identifiquei com a protagonista como você, mas me vi muito envolvida no mundo dela e não consegui largar o livro. Os diálogos nas paginas entre a Maddy e o Olly também são bem divertidos e isso também me prendeu a leitura. Amei o livro quanto você e também acho que todos deveriam ler.
    Beijos!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Desde que li sobre o lançamento fiquei muito curiosa sobre esse livro, a história parece ser muito envolvente, sem contar que traz uma visão diferente sobre uma doença que é pouco discutida. Espero poder ler logo e também me encantar com a história. A diagramação está linda mesmo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Eu estou doida para poder ler esse livro, parece ser um livro muito bonito e reflexivo. Férias, sua linda, cadê você? Com certeza lerei em julho e espero gostar bastante!
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  21. Oi Aline!

    Estou encantada com a premissa desse livro e mal posso esperar para lê-lo também. EU até o tenho só não tive tempo ainda, mas creio que esse mês eu consiga ler ele.
    Sua resenha - que ficou excelente e convincente - só aumento meu anseio por lê-lo, sinto que vou gostar tanto quanto você. Espero que ele me deixe sem pelas assim como a deixou. ♥

    Parabéns pela matéria.
    Grande abraço
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  22. Oii!!!

    Eu ainda não li essa obra. Na verdade, eu quis muito durante a divulgação pela Editora e tudo mais, so que por prioridades, eu acabei deixando de lado.
    Sua resenha acendeu a vontade de ler novamente! Adorei saber como o livro mexeu contigo e vou tentar ler em brve!
    Adorei a foto!!


    Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Eu já li uma resenha sobre o livro e fiquei animada, mas faz um tempinho e acabei esquecendo, sabe! E então me deparo com sua resenha e fico novamente animada. Acredito que eu seria conquistada de cara, porque adoro historias assim e a protagonista parece ser muito cativante. Bom, é ótimo livros que nos fazem parar e refletir sobre o modo que levamos nossa vida, geralmente são meus favoritos e por isso vou marcar essa fica com carinho. Parabéns pela resenha.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  24. Oie!!!!
    Respondendo a sua pergunta; sei exatamente como você se sente. Existem alguns livros que mexem conosco e nos fazem pensar e refletir tanto que organizar os pensamentos pra fazer uma resenha parece uma tarefa impossível, mas te aviso que você conseguiu e fez um ótimo trabalho!
    Amei a sinopse e a sua renha! Não conhecia o livro e já anotei a duca!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá, sabe que desde que o livro foi lançado eu tenho uma vontade absurda de lê-lo. Eu gosto muito desses livros mais pesados que falam de assuntos sérios e nos fazem refletir. Me animei bastante com ele e de saber que você amou, vou adquirir meu exemplar em breve para ler!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  26. Eu quero esse livro mais do que consigo descrever, sei que ele vai ficar do ladinho de "Proibido" na estante 5 estrelas. Ainda não tive tempo ou dinheiro pra ele, pq ele é aqueles livros que a gente pega na mão pra ler. Os Quotes que você colocou me deixaram louca aquo, principalmente o último. Passei muito tempo da vida fanzendo as coisas certas pelos motivos errados e as coisas erradas pelos motivos certo e no meio disso sempre tiveram coisa feitas as quais eu nem sabia o motivo, então me pegou. Obrigada por enfatizar ainda mais que o que "pega" nesse livro não é só o romance Beeeeijos

    ResponderExcluir
  27. Oi *---*

    Quantas coisas o livro passa heim. Faz tempo que quero ler esse livro e até agora não tive oportunidade a estória parece emocionante, só não curti os protagonistas serem mais jovens assim, ainda sou meio relutante com isso. Mas amei suas impressões me deixaram ainda com mais vontade de ler.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Achei a fotografia do filme bastante limpa, em tons claros e agradável aos olhos, o que reflete a vida de Maddie. A diretora Stella Meghie, explora bem os cenários, o vestuário e os closes das expressões na protagonista. Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar filmes baseados em livros. Adorei 7 Minutos Depois da Meia Noite, dos filmes drama 2016 , porque tem toda a essência do livro mais sem dúvida teve uma grande equipe de produção. É muito inspiradora, realmente a recomendo.

    ResponderExcluir