Clarice Lispector- Uma biografia resumida.

by - 23:24


Clarice Lispector, nascida Haia Pinkhasovna Lispector,foi uma escritora e jornalista brasileira, nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira.Chegou ao Brasil quando tinha dois meses de idade e sempre que questionada de sua nacionalidade, Clarice afirmava não ter nenhuma ligação com a Ucrânia - "Naquela terra eu literalmente nunca pisei: fui carregada de colo" - e que sua verdadeira pátria era o Brasil. 

Clarice Lispector começou a escrever logo que aprendeu a ler. Falava vários idiomas. Passou parte da infância na cidade do Recife. Clarice tinha apenas 9 anos sua mãe morreu, após vários anos sofrendo com as consequências da Sífilis, supostamente contraída por conta de um estupro sofrido durante a Guerra Civil Russa, enquanto a família ainda estava na Ucrânia. Clarice sofreu com a morte da mãe, e muitos de seus textos refletem a culpa que a autora sentia e figuras de milagres que salvariam sua mãe.
Quando tinha 15 anos seu pai decidiu se mudar para o Rio de Janeiro. E com apenas 19 anos, publicou seu primeiro conto "Triunfo" na Revista Pan. Ainda nesse ano 1940, seu pai Pedro morre de complicações após uma cirurgia simples para a retirada de sua vesícula biliar, como consequência Clarice se afasta da religião judaica. Em dezembro de 1943, publicou seu primeiro romance, Perto do Coração Selvagem. Escrito quando tinha 19 anos. No mesmo ano se forma e casa-se com o colega de turma Maury Gurgel Valente, futuro pai de seus dois filhos. Com ele morou em países como Inglaterra, Estados Unidos e Suíça,morou na Itália onde serviu durante a Segunda Guerra Mundial como assistente voluntária junto ao corpo de enfermagem da Força Expedicionária Brasileira.
Em 1948, nasce seu primeiro filho, Pedro, em Berna na Suíça. Quando criança Pedro se destacava por sua facilidade de aprendizado, porém na adolescência sua falta de atenção e agitação foram diagnosticados como esquizofrenia. Clarice se sentia de certa forma culpada pela doença do filho, e teve dificuldades para lidar com a situação. Em 1953, nasce Paulo, o segundo filho de Clarice e Maury, em Washington nos Estados Unidos. Em 1959 se separou do marido, que ficou na Europa, e voltou permanentemente ao Rio de Janeiro com seus filhos.
Em 1966 provoca um incêndio ao dormir com um cigarro acesso,  seu quarto fica destruído e a escritora é hospitalizada entre a vida e a morte por três dias. Sua mão direita é quase amputada devido aos ferimentos, e depois de passado o risco de morte, ainda fica hospitalizada por dois meses.
Em 1975 foi convidada a participar do Primeiro Congresso Mundial de Bruxaria, em Cali na Colômbia. Ao voltar ao Brasil, a viagem de Clarice ganhou ares mitológico, com jornalistas descrevendo (falsas) aparições da autora vestida de preto e coberta de amuletos. Porém, a imagem se formou, dando a Clarice o título de "a grande bruxa da literatura brasileira". Seu próprio amigo Otto Lara Resende disse sobre a obra de Lispector: "não se trata de literatura, mas de bruxaria."
Durante toda sua vida Clarice teve diversos amigos de destaque como Fernando Sabino, Lúcio Cardoso, Rubem Braga, San Tiago Dantas e Samuel Wainer, entre diversos outros literários e personalidades.
Foi hospitalizada pouco tempo depois da publicação do romance A Hora da Estrela com câncer inoperável no ovário, diagnóstico desconhecido por ela. Faleceu no dia 9 de dezembro de 1977, um dia antes de seu 57° aniversário.


Biografia resumida por mim, principal fonte Wikipédia.  Futuramente falarei das obras e publicarei mais textos!!
Pra quem teve interesse de ler até o fim, espero que tenha gostado!!
Beijos!!

You May Also Like

5 coment�rios