{Resenha} Escola dos sabores - Erica Bauermeister

by - 23:24

Esse livro de três estrelas e meia foi indicação da Cici do blog C de Cici. Mas mesmo assim eu ainda acho injusta essa minha pouca colocação. O problema é que eu fui com expectativas demais aí já viram né?
Segredo básico para vida: não crie tantas expectativas para livros pequenos. Nem para grandes porque a decepção será em mais páginas.

Porém seria injusto da minha parte dizer que o livro foi ruim porque de forma alguma foi. Foi um livro leve, perfeito para me preparar para a próxima leitura (sendo esta do gênero mistério e eu preciso resenhar para vocês) e também é o livro exato para curar uma ressaca literária. Um livro com ensinamentos sobre o poder da culinária e você não consegue terminar o livro sem acreditar na mudança que ela traz.

SINOPSE: Lillian é uma chef de cozinha e dona de restaurante que se apaixonou pela culinária ainda criança. Depois que seu pai saiu de casa, deixando a esposa mergulhada numa profunda depressão, ela se viu obrigada a cuidar das tarefas domésticas. Entre comidas e temperos, descobriu que os ingredientes têm alma e são capazes de transformar a vida das pessoas. E foi assim que ajudou a mãe a se recuperar. Apostando nessa filosofia, toda primeira segunda-feira do mês ela dá aulas de culinária em seu restaurante. Alguns alunos chegam sem saber por que exatamente resolveram se inscrever no curso, outros procuram soluções práticas para uma vida cada vez mais atribulada. Mas ela sabe que, no fundo, todos estão em busca da resposta para problemas que vão muito além da cozinha.

Temos como alunos Clair (em busca de ser uma mãe melhor), Carl e Helen (tentando reconstruir um casamento abalado), Tom (um aluno triste em busca de um amor, isso não é spoiler porque pra mim pessoas tristes são curadas com amor seja ele próprio ou do outro), Chloe (me conquistou), Ian (procurando estabilidade na sua vida), Antonia (saiu da sua zona de conforto para buscar novas aventuras, o oposto de Ian).
Cada um deles com seu jeitinho nos ensinando o princípio básico da culinária - é preciso fazer com a alma. 

Valeu a pena pelo o que paguei - 10 reais em um estande de livraria na Bienal mas confesso que esperava mais e que nem todo mundo é um bom leitor para esse livro. Apesar de que muita gente precisa ler para saber que a culinária pode curar males e corações partidos.

You May Also Like

16 coment�rios

  1. Não seria uma escolha minha na hora de comprar um livro, mas achei bem interessante!! Como sei desse seu gosto por culinária e viagens, tenho que te recomendar o livro Uma pitada de amor, vc vai gostar! Mas leia sem expectativas, apenas aprecie!! Adorei sua resenha, até parece uma resenha minha, a forma de escrever!! Amei!

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bom?
    Lembro que comprei esse livro bem baratinho também. Bom, eu fiquei interessada nele justamente porque ano cozinhar e acho que ele passa uma mensagem bacana. Uma pena que não tenha funcionado tanto para você.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu achei interessante a proposta do livro, e com certeza leria.

    Não sou muito de cozinha, sou meio desleixada nisso. Faço um basicão, mas não sou boa cozinheira nem aqui nem na China. Mas quero mudar isso.

    Não parece ser um livro excepcional e tudo mais (até porque você não deu as cinco estrelas), mas também não parece ruim.

    Parabéns pela resenha <3

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Já vi esse livro várias vezes em promoção e nunca me interessei em comprar. Pelo jeito, vou continuar não comprando, hahahaha...

    Bjs.

    http://ciadoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Ele não teria entrado na minha sacolinha pela capa kkkkkkk, mas lendo sua resenha me pareceu bem interessante e talvez depois de uma indicação eu desse uma chamce a ele, é sempre bom ter algo pra ler depois de uma ressaca kk

    Beijokas

    ResponderExcluir
  6. Oii
    Nao me interessei muito pela premissa. Mas para quem gosta de cozinhar deve ser uma pedida!
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Achei bem interessante a história, mas não sei se leria, é algo que não escolheria como leitura, talvez, só se estivesse sem opção.
    Bjin
    http://reinoliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu já ouvi falar desse livro e na primeira vez que li a capa, achei que era algo completamente diferente...rs
    É horrível quando a gente cria expectativas demais pois mesmo gostando do livro, fica parecendo que faltou algo ou que não atendeu o que a gente esperava. Não sei se leria esse livro, mas é bom saber que é uma dica para curar ressaca literária - as vezes a gente precisa de uma leitura mais leve e não sabe qual, então dica anotada!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  9. Já tinha ouvido falar dos poderes que a culinária pode trazer para a nossa vida.
    Não sei se compraria, mas achei legal a ideia.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo beeem?!
    Não conhecia o livro, mas sabe que não acho tres estrelas e meia pouco não? É quase quatro, poxa! Não sei se leria o livro, mas vou deixar a dica anotada para mais tarde!!
    Beijos e feliz ano novo!!

    LuMartinho | Face | Sorteio de Natal

    ResponderExcluir
  11. Oie,

    Que capa mais linda, não sei seria uma boa leitura Lara mim. O livro não me despertou uma curiosidade sobre a leitura. Mas a capa é tão linda, que se eu tivesse a oportunidade eu leria sim.

    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
  12. Olá, que bom que você gostou da leitura, eu tentei ler ele uma vez e não consegui terminar, acho que não estava no meu momento, sabe? mas ainda quero dar outra chance a ele.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  13. Olha eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas gostei bastante da sua resenha
    e tudo que você diz sobre ele em seu ponto de vista. Acho que seria um livro que iria adorar fazer a leitura. Mas não sei se pegaria para ler nesse momento sabe? Mas mesmo assim irei anotar a dica, porque gostei de conhecer.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/retrospectiva-2015-livros-e-outras.html

    ResponderExcluir
  14. Olá... não conhecia esse livro e pra te falar a verdade apesar de interessante ele não me chamou muito a atenção...

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia o livro e pela sinopse, pela capa e tudo mais, eu não me interessei. Até por sua resenha, nada me chamou a atenção.

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Ingrid,
    Não curti muito a capa e depois de ler sua resenha me desanimei mais ainda :(
    Pelo menos você pagou baratinho :D
    Já li alguns livros que falam de culinária e nenhum deles me agradou tanto assim, acho que talvez seja o tema ou até mesmo a construção dos personagens que não é bem desenvolvida...

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir