Por que Indiana, João? - Danilo Leonardi

by - 12:00

Por que Indiana, João? é o livro de estreia de Danilo Leonardi, já conhecido pelo seu canal literário Cabine literária, publicado pela Giz Editorial, foi um dos escolhidos para ser lido e resenhado aqui no blog! Ele aborda um tema importante e contemporâneo o bullying, a principio, achei que seria uma leitura mais previsível e despretensiosa devido ao tema abordado, idade dos personagens entre outras coisas, mas se tem algo que posso falar sobre esse livro é que ele me surpreendeu e superou minhas expectativas, positivamente!




Sinopse:

Por que Indiana, João? - Você pode pensar que, aos quinze anos, João já deveria estar acostumado com provocações, apelidos e humilhações. Afinal, ele é um típico adolescente deslocado e tímido. Alvo perfeito para a ira dos valentões e para o desprezo das garotas.


Mas sua vida muda completamente quando reage a um ataque de seu maior algoz. O golpe de sorte que derruba o valentão é gravado e vira hit na internet.
João se vê finalmente admirado, respeitado e seguro. Mas tudo tem seu preço e João vai aprender qual o peso que suas escolhas podem ter não só sobre sua vida, mas sobre as vidas de todos ao seu redor.
“Por que Indiana, João?” é o livro de estreia de Danilo Leonardi, editor do canal “Cabine Literária” e parte de uma história quase comum para falar sobre algo que não deveria ser tão comum assim e que faz parte da vida de muitos adolescentes, jovens e até de adultos: o bullying.

Começa meio clichê, mas logo toma um rumo diferente, mostrando as proporções que o bullying pode tomar, algo que eu ainda não havia refletido nem ligado ao assunto, então aquela sensação de que você já sabe o que vai acontecer desaparece, tornando o livro ainda mais interessante.

Ano: 2014 / Páginas: 208
Idioma: português 
Editora: Giz Editorial
Skoob
Quanto aos personagens, eles são bem reais, comentem erros, acertam, como qualquer pessoa na vida, não espere um herói, o mocinho perfeito,  um grande vilão, são apenas adolescentes tentando sobreviver e se sair bem nessa fase tumultuada da vida. João, o protagonista, consegue com suas atitudes e conflitos causar vários sentimentos durante a leitura, as vezes se mostra muito infantil, age por impulso e toma atitudes não muito certas, mas com tantos desafios a enfrentar, erros a corrigir ele
vai amadurecendo ao longo da trama

 O que gostei é que  livro passa do drama a comedia em poucos parágrafos, abordando temas como amizade, brigas, traição, família, arrependimento, superação, romance, sem perder o foco! A leitura é simples, te prende com a narrativa, terminei rapidamente. Acho que seria ótimo se fosse adotado na escola como forma de prevenção e para levar os jovens, embora eles não sejam as únicas vitimas, a refletirem sobre as consequências de suas atitudes na vida das pessoas. Outra coisa que me cativou é que o Danilo usa referencias poéticas e musicais, como legião urbana, para demostrar a sensibilidade de João, do tipo que você quer até marcar o livro.

A capa é bem chamativa e linda, a qualidade editorial excelente, não encontrei nenhum erro, letras grandes e páginas amarelas, a Giz como sempre arrasou!

 Ele está bem em conta, um pequeno investimento e também um bom presente caso queira ajudar alguém que esteja passando pela situação em ambos os lados. Já ouvir dizer que livros mudam as pessoas e as pessoas mudam o mundo? Acho que esse se enquadra muito bem aqui!

Enfim, recomendo, gostei de verdade!

You May Also Like

42 coment�rios

  1. Já li e vi muito filme sobre esse tema, o bullying e quanto mais eu "estudo" percebo como é um assunto com coisas para serem abordadas. É necessário e delicado. Ainda nao tinha visto nenhuma resenha desse livro, gostei Aline, parabéns!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ingrid, acho que vc vai gostar desse livro, a temática é bem jovem, os personagens são da sua idade! E o tema é claro, precisa ser lido!

      Excluir
  2. Também achei o livro bem pretensioso mesmo, mas se você foi surpreendido pelo livro, talvez eu também seja. Adoro livros que tratam de assuntos fortes, que nos fazem refletir ou quebram tabus. E com certeza, eu não fugiria desse livro, e ainda tem uma capa que me chamaria atenção.
    Beijos,
    apenasumaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma chance Mariana, eu dei e não me arrependi!
      A capa realmente é bem chamativa, eu achei linda!
      Beijos!

      Excluir
  3. bullying ainda é um dos males, esses dias passou no jornal uma reportagem sobre isso, um garoto nem queria mais ir para a escola, esse livro parece ser muito bom, deveria ser usado nas escolas também, isso para mostrar para os jovens que o ``valentão`` também pode se dar mal.
    Bjs
    www.youtube.com/watch?v=mRxsV7_o2Xg

    ResponderExcluir
  4. Todos os assuntos que aborda o bullying é muito importante, esse é um assunto que mexe com todos, excelente resenha do livro, Aline seguindo seu blog, vem conhecer o meu beijos.
    http://lucimarestreladamanha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. nossa o livro parece ser de bastante comedia, e ao mesmo tempo aborda um assunto interessante que é o bullyn
    parece que ele trata o assunto de forma mais descontraída
    parece interessante o livro
    bjs
    http://clubedabelezaemaquiagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adoro ler livro sobre temas como bullying e acabo aprendendo muita coisa com eles. Gostei de saber que o livro foge do óbvio e estou bem interessada na leitura...

    ResponderExcluir
  7. Adorei!! Adoro histórias de superação e aprendizado!!

    ResponderExcluir
  8. Achei um livro bem bacana pois aborda
    um tema juvenil e de um cotidiano real
    de um adolescente


    Bjs linda Noite

    ResponderExcluir
  9. Eu não conheço essa editora.
    Mas o tema é bem atual e parece ser abordado de uma forma leve e fácil de absorver.
    Adoraria ler.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
  10. Confesso que não gosto muito de ler esses tipos de livros, mas achei esse bem interessante. Gostei da capa.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  11. Acho que nunca li um livro sobre esse assunto, mas nunca e tarde, ne?!
    E um assunto que esta bem em alta e que precisamos fazer de td para que nao haja mais bullying no mundo, entao acho que a leitura e valida.
    Vou colocar na minha listinha e depois te conto o que achei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Adorei o tema e a sinopse! Ainda não conhecia o Danilo...
    Vou procurar o canal dele e o livro!
    Beijos

    Blog|Canal

    ResponderExcluir
  13. Eu amo ler, adorei a resenha! Vou incluí-lo na minha whishlist :D
    Obrigada
    beijos

    www.papoebeleza.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu fiquei bem curiosa por esse livro, pois tive a oportunidade de ver no salão do livro na minha cidade. A historia parace ser muito cativante.
    Beijos!
    www.espacogattena.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá Aline,
    acho que todos os livros que levam uma lição, deveriam ser leitura obrigatoria, mas não é bem assim.
    Sobre o assunto bulling, acho um tema legal para ser abordado e explorado num livro, onde que, de certa forma leva o conhecimento sobre o que acontece, e como eles, os prejudicados, sofrem com o bulling.
    Agora, sobre a leitura passar de dramático a comedia, isso foi uma jogada legal do autor. Eu quero conferir, espero que em breve.

    Beijos Ana Zuky
    SA Revista

    ResponderExcluir
  16. Que lindo isso do livro se enquadrar nisso de mudar as pessoas, que mudam o mundo! *-* Fico feliz em saber que você gostou, que a narrativa prende e passa de drama à comédia em poucos parágrafos, já que será uma das minhas próximas leituras.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  17. Esse livro vou passar para a minha prima que está passando por uma situação assim na escola, mas não para aí, porque adultos também sofrem bullying e de forma bem cruel.
    É um enredo que curto e se for de leitura fácil e leve devoro o livro rapidinho.

    Blog Make-Lovers| Fan Page | Twitter

    ResponderExcluir
  18. o Bullying é um assunto muito sério,
    achei o livro bem interessante
    com abordagem da vida de jovens e seria mesmo muito
    bom se fosse abordado esse tipo de leitura
    nas escolas

    Linda Noite!!
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
  19. Acho que tem existido bastante debate sobre o assunto e isso tem ajudado um pouco.
    Antes não se falava sobre o assunto e as pessoas tinham medo, parece que agora as pessoas estão sendo encorajadas a falar mais sobre o assunto e de alguma forma reagirem.
    Esse livro certamente é uma ajuda para reflexão, dos dois lados da historia!
    Bjinhos.
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Aline!
    O livro parece ser bem legal para quem está passando pela adolescência e é verdade seria bem legal esse tipo de livro ser adotado nas escolas.
    Beijos!
    Blog Terapia Feminina

    ResponderExcluir
  21. Eu fiquei bem curiosa para conhercer mais sobre este livro. A historia parace ser muito interessante vou colocar ele na minha lista de leitura ... preciso começar a colocar em dia são muitos livros bacanas para ler.

    ResponderExcluir
  22. Pela sinopse é um livro que eu ia amar ler!!! Eu ainda não conhecia o Danilo vou ver o canal dele

    Bjs
    Tissi

    ResponderExcluir
  23. oi
    gostei da capa, e do fato das páginas serem amarelas. quanto ao tema sempre muito atual e importante. concordo que esse livro deveria ser adotado pelas escolas.

    ResponderExcluir
  24. Achei super interessante o livro. Eu sofro até hoje de precoceitos por conta de meu peso e as vezes me sinto um et do tanto que me olham. Aff.
    Bjao
    Pri
    Www.pareinos25.com

    ResponderExcluir
  25. Achei muito bacana o livro pois aborda um tema atual que é o Bullying , fiquei com vontade de ler!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Interessante, realmente quando a gente era criança e adolescente o que tinha de apelido era brincadeira viu rsrsr
    Esse livro fiquei mega curiosa de saber também do que Indiana
    Resenha perfeita
    bjs

    ResponderExcluir
  27. Adorei o tema pois o assunto é bem atual, e vemos alguns casos assim né

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Esse livro parece ser bem interessante, tenho um filho de 10 anos que com certeza vai adorar essa leitura.

    Bjos
    conteudomae.com.br

    ResponderExcluir
  29. Eu adoro livros que abordem esse assunto, nos dias de hoje ainda tem gente achando que brincadeiras inocentes nao podem fazer mal a ninguem, infelizmente.... bjos

    ResponderExcluir
  30. Esse livro parece ser muito interessante! Gostei muito do fato de levar o drama até a comédia..não gosto de livro muito pesado, dramático demais... A capa é bem chamativa mesmo...entrou pra minha lista de desejados!!
    bjs

    http://serieslivroseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Adorei a sinopse. Bem atual! Um adolescente, timido e recatado, passando por humilhações. Ainda bem que valentão caiu ... adorei!

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  32. Não conhecia ainda esse livro, mas pelo o que você descreveu dele parece ser bem interessante, e o melhor é que a história saiu do esperado, usual né, fiquei com vontade de ler

    ResponderExcluir
  33. O livro é bem interessante, me parece ser muito bom. Ainda mais porque aborda o assunto bulling, Otimo para pais e filhos, é uma pena que as escolas não aborda esses assuntos sendo que o bulling primeiramente vem de lá beijos

    ResponderExcluir
  34. Oi, Aline! Realmente, o tema é super pertinente e digno de ser abordado. Como você disse, é uma forma de ajudar quem está passando por essa situação e também para quem quer entender melhor. Legal saber que o Danilo conseguiu trabalhar a forte temática com uma narrativa mais leve. Que bom que você gostou. Beijos!

    ResponderExcluir
  35. Um assunto importante, estou começando a ler livros e estava procurando uma indicação já vai pra minha listinha,
    a capa dele é linda mesmo
    bjs

    mamaenathan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Esse tema muito me atrai, sou professora e muitas vezes vivencio isso!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  37. Que bacana, um livro com este tema é bastante importante para abrir os olhos da humanidade, principalmente quando ele toma rumos inesperados!

    ResponderExcluir
  38. poxa adorei a resenha, esse tema me interessa muito e sem duvida vou procurar pra ler, obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  39. Oi, Aline! Esse ano li tantos livros sobre bullying que fiquei saturada. Mesmo o autor colocando toques de comédia e referências musicais pra dar uma aliviada, ainda assim tenho medo de ser mais uma leitura densa.
    Ainda não li nada da Giz, mas gostei de saber que eles fazem um bom trabalho.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir