Entrevista com a autora Jana Meilman

by - 01:16

Por Ingrid Faria

Fui a primeira blogueira a resenhar o livro "Do que são feitas as estrelas?" e me orgulho bastante disso. Queria que mais gente conhecesse a história incrível da Malu (da Lauren e da Sofia também) e de como é fácil se apaixonar pelas estrelas. E a Jana com todo carinho do mundo aceitou meu convite de falar mais um pouco do seu livro que já é sucesso.

Devaneios: Jana, bem-vinda ao devaneios. Vamos a primeira pergunta. O que te inspira?
J: A vida! O ser humano! Quando você se descobre escritor, descobre que tudo é inspiração. Uma história legal que algum amigo te contou. Algo que você viveu. Uma reportagem na tv... por isso não é exagero dizer que tudo é inspiração. Eu vivo atenta a todas as coisas que a vida me apresenta, porque pode sair uma linda história dali.

Devaneios: Um livro que inspirou o livro "Do que são feitas as estrelas?”
J: Não teve um livro que me inspirasse na história Do que são feitas as estrelas? Mas durante o período em que eu escrevia o livro, tive um bloqueio criativo, e o que me tirou desse bloqueio foi a leitura do livro Grande Magia da Elizabeth Gilbert. Foi uma grande ajuda!

Devaneios: Você se identifica com alguma personagem ou você se vê em uma mistura das três?
J: Definitivamente eu sou uma mistura das três! Eu me vejo na força da Malu, na determinação da Sofia e no bom humor da Lauren. Escrever a história dessas meninas mudou a minha vida para sempre, porque através delas eu adquiri um autoconhecimento enorme. Muitas coisas que escrevi para elas, na verdade eram para mim, e muito que tem delas lá no livro tem a ver comigo. Assim como todos temos material estelar em nosso corpo, eu tenho as Marias em mim.

Devaneios: De onde surgiu a ideia das músicas em cada capítulo?
J: Eu sou movida a música. Ouço Spotify praticamente 24 horas, e na hora de escrever não foi diferente. Cada palavra foi escrita ao som de alguma música, isso já foi uma inspiração, mas uma outra coisa que me motivou a incluir o link das músicas no livro e criar uma playlist para a história, é que sempre que estou lendo um livro e o autor faz referência a alguma música que eu não conheço, eu paro a leitura e vou correndo no Spotify ou no Youtube para procurar e ouvir a música, ao me ver escrevendo uma história onde a música faz parte da história de maneira tão ativa, eu não tive dúvidas de que gostaria de facilitar a vida do leitor para que ele também ouvisse a música, por isso inseri os links e o QR code das músicas durante a leitura, para que o leitor pudesse mergulhar profundamente na história junto com as personagens. E quando eu percebi que isso funcionou e que deu muito mais realidade a história,eu fiquei muito feliz! Escolher músicas que tinham a ver com a história ou que complementavam aquele momento do livro deu um trabalho danado, mas que hoje estou vendo que valeu super a pena, porque a  playlist é uma das coisas mais comentadas entre os leitores do livro e isso é muito gratificante!

Devaneios: Obrigada pela entrevista e carinho, Jana. Você quer deixar algum recado para o Devaneios?
J: Eu que agradeço Ingrid! Meu recadinho para quem já leu o livro é que vocês nunca deixem de contemplar as estrelas porque elas são inspiração para continuarmos acreditando em nossos sonhos mais impossíveis, nunca esqueçam que os colapsos da vida são testes para colocar á prova o que realmente importa! Que somos todos estrelas e que coisas boas sempre acontecem para quem tem coragem! Carpe diem!! E para quem não leu o livro, corram para ler porque aí vocês entenderão tudo que eu disse acima! Beijos!


You May Also Like

10 coment�rios

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. eita! adorei a entrevista, nao conhecia a autora, mas achei ela inspiradora!
    posso comentar que a capa do livro eh linda e pela sinopse que eu procurei eu completamente me interessei pelo livro, ja esta adicionado a minha lista!

    perolasdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Conheci a Jana em 2006. Passamos 1 ano trabalhando juntas em um momento não muito fácil, e sabe o que me encantava e e sei que me encantava até hoje se convivessemo? O Seu sorriso largo e Franco.hoje vejo o sucesso da ex chefe de comunicação de uma agência governamental e se encontrando e admirando as estrelas. Jana minha amiga hoje vc sabe do que são feitas as estrelas. Um beijo bem grande e um sucesso maior ainda
    Mazal tov !!!!

    ResponderExcluir
  4. Oii Ingrid!
    Eu tenho uma grande, imensa, vontade de conhecer esse livro, quando ouvi sobre ele, fique super, até que encantada, gostei muito do enredo e já até vi resenhas. Não conhecia a autora, é sempre bom entrevistas, nos mostra mais do que não sabemos dos autores, acho isso incrível! Amei o seu post
    Abraços:**
    http://FebredeLivro

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ingrid!
    Amei as respostas da Jana. Ela parece uma pessoa incrível com suas respostas tão doces. Até então, eu não a conhecia - e consequentemente, a sua história também -, no entanto, fiquei bem curiosa com seu livro. Já quero ler!

    ResponderExcluir
  6. Olá Ingrid, eu não conhecia a autora e nem seu livro, mas pelas suas respostas o livro parece ser um amorzinho *-*

    ResponderExcluir
  7. Adorei a entrevista, não conhecia a obra e nem a autora, ja pela entrevista a obra me cativou, fiquei muito curiosa.
    Espero ler em breve.
    Beijossss

    ResponderExcluir
  8. Oi!!
    Nossa que legal ser a primeira blogueira a ler e resenhar o livro, gostei da capa e não conhecia o livro e nem a autora.
    Entrevistar os autores é sempre legal, pois temos a oportunidade de conhece-los melhor.
    Adorei a entrevista e espero ter a oportunidade de conhecer o livro.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Que legal conhecer mais a autora. Achei interessante ela se basear em música, também sou assim para outras coisas da vida.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ola, tudo bem?
    Adoro entrevistas com autores, nos aproxima mais do autor e sobre as decisões deles sobre a obra e curiosidades do próprio.
    Spotify é vida <3 Junto com Deezer
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir