Garota Exemplar - Gillian Flynn

by - 00:17

Nick Dunne, 34 anos, de Missouri, jornalista. Amy Elliott, 38 anos, de New York, escritora de testes de personalidade para uma revista de fofoca. Amy vai a uma festa com vários outros escritores, até que alguém vem conversar com ela. Um homem lindo e um grande sorriso perfeito, seu nome e Nick. Oito meses depois da festa de escritores Nick reaparece. 
 Rand e Marybeth (os pais de Amy) escrevem uma série de livros com o título Amy Exemplar (uma homônima de sua filha). Era uma série de livros que fazia muito sucesso, mas o lançamento do último livro não teve tanto sucesso e as vendas despencaram. 
 Nick e Amy se encontram por acaso e se reconhecem, pensamentos dos dois juntos passam na cabeça de Amy... 

"Você pensa: ah, eis aqui o resto da minha vida. Ele finalmente chegou." 

 Tempo depois eles se casam e comemoram seu primeiro ano de casados. Pistas sobre o ano em que passaram juntos são espalhadas por diversos lugares da cidade até chegar no presente, como uma caça ao tesouro. Nick não gosta muito desses joguinhos, ele é mais objetivo. 
 Anos se passam, Nick e Amy perdem o emprego e o casamento vai mal. Nick resolve abrir um bar com sua irmã Go e dar aula em uma Universidade a fim de melhorar as questões financeiras. Numa noite Nick sai de casa e deixa Amy só, horas depois recebe um telefonema dizendo que a porta de sua casa está escancarada e o gato está na rua, Nick vai para casa e encontra a sala "de pernas para o ar", o ferro de passar ligado e Amy não está em casa. Algo aconteceu. Nick liga para a policia. De varias pessoas do passado de Amy e até talvez possíveis culpados pelo desaparecimento, Nick é o principal suspeito. Nick é um homem que mente por pequenas coisas e tem seus segredos, em conversas com os policiais alguns depoimentos se contradiziam com os de Nick. Os policias investigam a casa do casal a procura de pistas sobre o desaparecimento e encontram manchas de sangue. E agora, seria ele culpado ou inocente? Ao longo da trama muitas coisas são reveladas e conhecemos mais sobre os personagens. 

No início, o livro não me prendeu como esperava, mas ao longo da história foi ficando melhor e me fazendo ter várias suspeitas até chegar em uma hipótese que já tinha descartado. O livro deu tantas reviravoltas que eu não queria parar. A história e contada pelos dois protagonistas em tempos diferentes (presente e passado), mas a medida que a história vai ocorrendo o tempo se encontra passando a narrativa para o presente. Antes de chegar na terceira parte do livro já estava louca querendo saber como seria o desfecho. Tinha pensado em alguns finais, mas o desfecho foi um pouquinho diferente do que tinha imaginado mas nada de mais. Apesar de não ter me prendido desde o início gostei bastante da história.


Quotes:

 "E se todos nós estamos atuando, não pode existir algo como uma alma gêmea, porque não temos alma genuína."

 "O amor faz você querer ser um homem melhor -certo, certo. Mas talvez amor, amor de verdade, também lhe de a permissão para ser apenas o homem que é."



Desde sua publicação, em 2012, “Garota Exemplar” tornou-se sucesso de público e crítica, alcançando o topo das mais prestigiadas listas de mais vendidos ao redor do mundo e consagrando sua autora, Gillian Flynn, como a mais aclamada escritora de suspense da atualidade. O livro começa no dia do quinto aniversário de casamento de Nick e Amy Dunne, quando a linda e inteligente esposa de Nick desaparece da casa deles às margens do rio Mississippi. Sinais indicam que se trata de um sequestro violento e Nick rapidamente se torna o principal suspeito. Sob pressão da polícia, da mídia e dos ferozmente amorosos pais de Amy, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamento inapropriado. Ele é evasivo e amargo — mas seria um assassino? Ao mesmo tempo, passagens do diário de Amy revelam um casamento tumultuado — mas ela estaria contando toda a história? Alternando entre os pontos de vista de Nick e Amy, Flynn cria uma aura de dúvidas em que o cenário muda a cada capítulo. À medida que as revelações surgem, fica claro que, se existe alguma verdade nos discursos de Nick e Amy, ela é mais sombria, distorcida e assustadora do que podemos imaginar. Magistralmente bem construído do início ao fim, “Garota Exemplar” é um daqueles livros impossíveis de largar e sobre o qual se quer debater assim que a leitura termina.

Por: Thainá Ferreira (Resenhista Convidada)

You May Also Like

28 coment�rios

  1. Thainá, queremos você aqui mais vezes. Sabia bem pouco desse livro mas minha vontade só aumentou.
    Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  2. Eu estou doida pra ler, não tinha lido resenha dele, só visto pessoas falando que é bom!!
    Queremos mesmo vc por aqui com mais resenhas!!!
    Completaria o time!
    Obrigada Thai!!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Adoro livro de suspense é bom o mistério na leitura. Muitas pessoas elogiam o livro e o filme. Mas por incrível que pareça eu não me interessei por ler antes, mas a sua resenha faz parecer o livro muito atrativo.

    Beijos!

    http://cantinhodacult.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Confesso que tentei ler esse livro, mas não passei das primeiras páginas. o livro não me prendeu, não me despertou curiosidade e acabei desistindo... Tentei o filme e também não consegui ir até o fim, então acho que para mim é que realmente a história não combina. Apesar de ouvir falar super bem é uma obra que eu não tenho vontade de ler. Mas que bom que foi uma boa leitura para você!
    Beijos
    - Bruna
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!!
    Confesso que não me interessei nem um pouco por esse livro..tinha o livro aqui na minha estante a uns 2 anos enada da vontade de ler apareceu..resumindo me desfiz do livro sem ler..ainda não vi o filme.. espero poder assistir esse ano..mas o livro por incrivel que pareça ainda não pintou a vontade de lê-lo...

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2015/12/resenha-primeira-chance-abbi-glines.html

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Já vi tantos comentários sobre esse livro mas não sei porque, ele nunca me chamou atenção. Até parece ser interessante mas não consegui me sentir atraída e curiosa para essa leitura. Eu até queria ver o filme pra saber se gostaria da história, talvez se ver o filme eu me anime pela leitura.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Já li muita coisa sobre esse livro e confesso que tenho curiosidade em lê-lo, mas nunca incio a leitura, não sei bem porque.
    Mas o livro parece ser muito interessante e eu gosto muito de suspenses.
    Gostei da resenha!
    Beijos, Lara.
    http://www.imperio-imaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. O único motivo de eu não ter lido ainda, é porque não sei. Exatamente, não sei. Eu estou louca para ler, mas sempre fica para depois e depois e eu nunca leio. Não assisti ao filme ainda por causa disso e to lerdiando aqui haha eu estou louca para ler!!!!!!!!!!!!!!!!! Parabéns pela resenha. :)

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Acredita que vi antes de ler? E acabei perdendo o interesse pelo livro. Após ler mais sobre a história do livro me deu um vontade de ler, é uma história um tanto incomum! E saber que o livro pode ser um tanto massante no começo e depois melhorar ajuda, pois tem livros que parece que nunca vai começar a ficar bom. Quero saber como é essa experiência de ler um livro no presente e logo em seguida ir para o passado. Vou pensar bem para ver se ele entra na minha lista

    ResponderExcluir
  10. A resenha ficou um pouco confusa, não sei bem onde começa e onde termina, rs. Mas sobre o livro, já havia lido outras resenhas, e meu noivo mesmo leu a obra, e ela é muito elogiada. Assisti o filme e foi ok, espero que a leitura seja melhor, pois adoro este tipo de suspense.
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Apesar de ter adorado a sua resenha, o livro " Garota Exemplar" não faz muito o meu gênero. Mas obrigada pela dica.
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  12. Thainá do Céu!!!! Esse livro eu comprei no ano retrasado, só li ano passado por causa do desafio literário e, qd terminei, só me perguntei: pq não li logo que comprei?!?!?!
    Menina! Comprei esse livro pela capa, mas não me arrependi em minuto algum. História ótima, bem dosada e vou te dizer: fiquei com medo da mente da Amy... a menina é uma psicopata de carteirinha!!! Pior que ela fala algumas coisas sobre a sociedade que me fez pensar se fato se não existem por aí tantas outras 'garotas exemplares', e a gente nem sabe... tem um livro novo de Guillian Flyn, 'Objetos Cortantes', se não me engano. Se esse livro for tão bom qt ao 'Garota Exemplar'... minha nossa... ja tenho mais alguém na minha lista de autores favoritos... ^^ Bjks!
    Hanna Carolina.
    www.mundinhodahanna.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Eu ainda não li esse livro, apenas assisti a adaptação no cinema, no qual eu gostei muito. Já ouvi alguns comentários de que foi uma boa adaptação, então acredito que vou gostar muito de conferir o livro e ter mais detalhes dessa trama.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  14. Oii, eu peguei esse livro pra ler mas não continuei por causa das parcerias que precisava ler no mês. O povo fez um alvoroço por causa desse livro e pelo pouco que li ainda não achei nada de mais. Pelo visto é coletivo isso do início não prender hahaha e que bom que tem reviravoltas
    -Mari

    ResponderExcluir
  15. Garota exemplar é perturbador né?
    Hauhauha Eu fiquei com náuseas lendo,
    sério que personagem mais doente a Gillian conseguiu
    desenvolver. Eu não curto muito essa capa do filme
    gosto mais da capa original do livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Leio muita critica positiva quanto a essa autora, mas nunca tive a oportunidade de ler nada dela. Cheguei a ver o trailer de Garota Exemplar, mas não me chamou muita atenção, assim como o livro. Mesmo que eu adore um bom misterio pra mim ainda faltou algo pra me cativar.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  17. Oiee ^^
    O livro também demorou um pouco para me prender, o início foi um pouco cansativo e confuso, mas logo fiquei presa também. Não consegui descobrir o que havia acontecido até a autora revelar, mas tive algumas suposições...haha' esse livro é surpreendente ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oiii
    Eu já li o livro. achei muito bom! mas não gostei do final! Na verdade fiquei furiosa com o final! Essa mulher é o demônio! Assisti ao filme e achei meio sem graça!
    Bjus

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Sempre gosto dessa definição para esse livro: Impossível largar.
    A leitura de Garota Exemplar deve ser incrível mesmo, pois as pessoas sempre se desmancham em elogios.
    Adorei a resenha e espero ter a oportunidade de ler logo esse livro.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Esse livro é aquele que me mata de curiosidade, já li muitas resenhas, mas por algum motivo que não faço ideia qual seja eu não consigo lê-lo.
    Não sei se é porque só tenho a versão digital, mas nunca passo das primeiras páginas.
    Como você falou... O início dele é um pouco difícil.
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. oooiii, tudo bem? Nossa adorei o enredo da história, digamos que eu sou louca por mistério e eu agora estou curiosa para saber o que deve ter acontecido com ela, e o que provavelmente acontecerá até o final da história, Em fim, muito obrigada pela dica, vou usá-la com carinho, :D Beijos
    Sthe - Blog
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Morro de vontade de ler esse livro, principalmente por causa desse mistério que tem, e as 'pistas falsas' que vão surgindo no meio da narrativa que te faz ficar pensando que era fulano o culpado e isso muda o tempo todo até que no final não é ninguém do quais vc imaginava.
    Espero poder ler ele esse ano <3

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  23. Que bom que achou o livro tão bem construído, e que esse é o tipo de livro que a gente não consegue parar de ler e que faz a gente querer debater sobre ele assim que termina. Garota Exemplar realmente se tornou um sucesso, mas confesso que não sou muito ligada no gênero, então até hoje não sei se um dia lerei, mesmo com as opiniões positivas sobre ele.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Eu não gostei desse livro. Achei a história maçante e muitas pessoas falaram que o começo é chato. Por isso mesmo não vou querer ler.
    Sua resenha está muito boa, mas essa dica eu passo.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá.
    Tudo bom?
    Não sei se me interessaria em ler essa obra, com tantas reviravoltas, pois isso as vezes me deixa zonza com tanta informação, mas quem sabe um dos dê a oportunidade.
    Amei sua resenha e espero me surpreender com o final como você.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Olá! Não li o livro, mas assisti ao filme e fiquei encantada!! A parte psicológica é super trabalhada e você fica na expectativa o tempo todo! E quando ela aparece...Nossa, com toda certeza o livro deve ser mil vezes mais maravilhoso. Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Ooi,
    Fazia um bom tempo que eu não ouvia falar sobre esse livro, queria ler faz tempo e sua resenha me fez lembrar dessa vontade. Espero ler em breve.
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  28. Garota Exemplar é um livro que todo mundo elogia, que diz que vale a pena e que realmente foi um sucesso, mas que por algum motivo que eu não sei explicar não tenho vontade de ler.
    Acredita que nem o Ben Affleck me fez ficar curiosa com o filme???
    O mesmo não aconteceu com Objetos Cortantes e Lugares Escuros, então espero que a leitura de um deles me faça querer ler esse também :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir