Indicações de leitura para pré adolescentes

by - 20:39

Por Ingrid

Quem não tem um livro preferido de pré adolescência? Eu tenho vários e por isso criei uma lista. A opinião é pessoal e por favor, se você tiver uma indicação, coloque nos comentários para ajudar na lista.

1- Princesa das águas - Paula Pimenta
Sou fã número 1 da Paula Pimenta e já li quase todas as suas obras. Ela é autora que precisa estar presente nas leituras da pré adolescência. Seja por sua escrita ou pelas suas aventuras. Indico Princesa das águas em especial pela temática, Olimpíada no Brasil, e por ser um paralelo com contos de fadas. Fora que a escrita é envolvente. Lido em 1 dia.

Princesa das águas faz parte da coleção de princesas da Paula Pimenta

2- Ela disse, ele disse - Thalita Rebouças
Último livro lido da Thalita Rebouças e tenho certeza que agradará as meninas dessa idade. A história se passa no ensino médio de uma escola na zona Sul do Rio e um romance entre dois pré adolescentes. De fácil entendimento e identificação. Recomendo.

3- Querido Diário Otário - Jim Benton
Um diário de uma menina com problemas da idade, mal-humorado e por isso divertido. Eu li dois volumes da coleção que tem mais de cinco livros.

4- A droga da obediência - Pedro Bandeira
Todo mundo precisa ler uma vez na vida alguma história de Pedro Bandeira. Aventuras de uma turma de amigos na escola. Identificável no mesmo nível do livro da Thalita.

5- Confissões de uma garota excluída, mal-humorada e (um pouco) dramática - Thalita Rebouças
Melhor livro da Thalita. Você se encanta com a personagem principal e como em poucas páginas você se identifica com as histórias. Fala sobre bullying, amor próprio, não saber controlar sentimentos e drama. Sim, tem drama na história, mas também tem outras cenas que não deixam o drama controlar por completo o enredo.

Por hoje foram 5 leituras. Aguardo a dica de vocês

You May Also Like

11 coment�rios

  1. Adoro livros assim, me lembram muito a época deliciosa em que eu passava horas na biblioteca da escola escolhendo e lendo ali mesmo. Já li A Droga da Obediência e Querido Diário Otário diversas vezes e foram alguns dos meus primeiros livros. É uma sensação muito boa ver eles sendo recomendados, espero que possam abrir o apetite literário de outras pessoas como eles fizeram comigo.

    Beijos, Chalé da Escrita

    ResponderExcluir
  2. Ingrid que delicia de postagem menina, eu amo livros pré-adolescentes e a droga da adolescência é um dos livros que mais tenho interesse em ler dessa sua listinha.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  3. Que post maravilhoso,boas indicações. parabéns pelo blog! muito lindo!
    Beijos
    Scar

    ResponderExcluir
  4. Hey, Ingrid!

    Confesso que eu já não tenho mais paciência para leituras adolescentes, ando preferindo as histórias mais densas. No entanto, acho mesmo que as editoras têm que lançar muitos livros adolescentes, porque é aí que começa o amor pelos livros.

    Mas desses que você comentou, eu quero ler os do Pedro Bandeira, que são muito recomendados por todo mundo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá Ingrid tudo bem?
    Suas dicas para pré adolescentes são ótimas. Confesso que sou adulta a um certo tempo, mas li e amei a escrita da Paula Pimenta, li toda a serie e esse ultimo Princesa das águas é um amor.

    ResponderExcluir
  6. Oi
    De suas indicações como professora e educadora social, no máximo, utilizo Pedro Bandeira com pré-adolescentes. Eu gosto muito da Teresa Cárdenas, que vou utilizar este ano novamente.

    ResponderExcluir
  7. Oie
    esse citado da Thalita é o tipo de livro que não me agradou e olha que amo infanto juvenil mas senti que a autora caçou de assuntos sérios e não soube retratar bem o tema principal: bullying, ficou um livro piada onde devia ser sério. Paula Pimenta é amor e se um dia eu tiver filhos com certeza tentarei fazer eles lerem

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Ingrid,
    Adorei as dicas! Quando eu era adolescente amava os livros da colação fala sério da Thalita Rebouças. Li quase todos. Minha prima era louca com a Paula Pimenta. Com certeza as dicas são ótimas para inserir as adolescentes na literatura. Acho que falta um pouco de livros para meninos no mercado, você não acha??
    Beijos
    Blog Relicario de Papel

    ResponderExcluir
  9. Olá!!

    Amei sua lista! Eu só li Pedro Bandeira na verdade, na minha época o que "bombava" era a série vaga-lume! Muita saudades daqueles livrinhos!! Super importante na pré e na adolescia!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Li esse livro "Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática" já adulta, e mesmo assim amei demais, e virei fã da autora.
    Princesa das águas foi o livro da coleção das Princesas Modernas que menos gostei.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    São ótimas dicas, todos falam muito bem da Thalita Rebouças, mas nunca tive oportunidade de ler, mas hoje não sei se é uma leitura que me agradaria tanto quanto se tivesse lido mais nova :)

    ResponderExcluir