Depois de Você [Resenha]

by - 22:27

Antes de escrever essa resenha eu demorei muito a decidir se ela conteria spoilers do livro anterior ou não. Eu odeio spoilers, mas é impossível falar sobre "Depois de você" e passar a mensagem real dele sem falar sobre o livro anterior. Cheguei a ler algumas resenhas, mas as achei sem emoção, você não consegue entender do que se trata o livro. Levando em conta que as pessoas que vão procurar uma resenha deste livro já leu o anterior, resolvi falar dele da forma que ele merece, com a intensidade que merece, então teremos spoiler sim. Já fica o aviso para ninguém ser pego de surpresa, isso sim seria péssimo. Mesmo que a sinopse desse livro conte o desfecho do anterior.


Depois de você
Como eu era antes de você # 2
Jojo Moyes
Ano: 2016 / Páginas: 320
Editora: Intrínseca


Quando terminei de ler "Como eu era antes de você" eu só conseguia pensar em Lou, ela merecia mais, em todo o livro ela sempre pensava em todos antes dela, e todos agiam de forma totalmente egoísta em relação a ela. Eu não consegui gostar de sua irmã, eu se não fosse por sua ajuda no triste caso do labirinto, eu não a teria engolido. Will foi o mais egoísta de todos, mesmo tendo me apaixonado com ele, achei que Lou o amou e se entregou bem mais que ele, ele não a deu sequer uma chance, senti que seu amor não foi o suficiente. mas já disse tudo isso quando falei sobre o filme e livro AQUI. Não vou falar sobre todos os personagens, pois gastaria uma infinidade de linhas, mas eles claramente receberam mais mais do que foram capaz de dar a nossa protagonista. 

Com esse sentimento de que Lou precisava de mais, de que ela merecia ter de volta tudo que oferecia  ao mundo, resolvi me entregar a "Depois de Você". O início foi chocante, Ela conseguiu ficar em uma situação bem pior do que a de quando conheceu Will, retrocedeu na vida, simplesmente não conseguiu seguir em frente. Arrumou um péssimo emprego, se fechou para o mundo e não superou o vazio deixado por Will, a cada dia se afundava mais e para melhorar sua lamentável situação,  sofre um acidente que só poderia acontecer a Lou que conhecemos. Caiu do telhado do seu prédio fazendo todos acreditarem que estava tentando acabar com sua vida. 

Mas Jojo como uma boa escritora que se preze tem suas cartas na manga e deu uma reviravolta no jogo, um personagem inesperado aparece, alguém que sua existência só provou a minha teria de que Will deveria ter tentado, deveria ter dado uma chance para a vida. Surge também uma nova chance para Lou ser feliz. Realmente a vida estava disposta a dar novas oportunidades a ela, mas Louisa Clark é uma tremenda sabotadora de si mesma. Qualquer ser humano erra, mas ela consegue se superar, em alguns momentos da vontade de entrar no livro e lhe dar uma boa sacudida. Mas na nossa vida também é assim, as vezes nos deixamos dominar pela tristeza e o medo, perdemos tantas oportunidades por não ter coragem de arriscar e se entregar.

Novos personagens trazem seus dramas e suas alegrias, novas vidas e suas perdas, histórias que se cruzam e deixam a historia toda mais significativa.  Um enredo envolvente e que finalmente me fez chorar e colocou Jojo entre meus seletos autores preferidos. E ela deixou uma dúvida no ar, teremos um terceiro livro? Eu acredito que sim, ela deixou ganchos para isso. Mas se não houver não tem problema, já temos um desfecho. 

"Depois de você" apesar de ter recebido tantas críticas negativas, foi a continuação perfeita para o livro anterior, um verdadeiro recomeço, cheio de segundas chances não só para Lou, mas para todos os personagens. Will deixou todos que o amavam devastados, eles precisavam continuar de alguma forma, e essa jornada dolorosa foi dura, mas foi muito linda. O livro foi uma redenção, os personagens mereciam e nós leitores também. Lê-lo vai mexer na ferida, vai doer, mas vai valer a pena. Lou se tornou uma das personagens mais queridas para mim. Recomendo que leiam de coração aberto. 

Sinopse: Quando uma história termina, outra tem que começar.


Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Como eu era antes de você conta a história do relacionamento entre Will Traynor e Louisa Clark, cujo fim trágico deixou de coração apertado os milhares de fãs da autora Jojo Moyes.
Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la.
Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.

Quotes: 


“Nunca se sabe o que vai acontecer quando se cai de uma grande altura.”


“Você é responsável pela sua vida, Lou. Mas age como se fosse permanentemente surpreendida por acontecimentos que fogem ao seu controle. O que é isso? Culpa? Você acha que deve alguma coisa a Will? É algum tipo de penitência? Tem que abrir mão da sua vida porque não conseguiu salvar a dele?”

"Aprendemos a conviver com a perda, com as pessoas que nos deixam. Porque elas permanecem conosco, mesmo não estando vivas, mesmo não respirando mais. Não é a mesma dor avassaladora que sentimos no começo, aquela que nos invade e dá vontade de chorar nos lugares errados, que nos deixa irracionalmente irritados com todos os idiotas que ainda continuam vivos, enquanto quem amamos está morto. Mas aprendemos a nos adaptar. É como se acostumar com um buraco dentro de nós" 

Não sei o que vai acontecer. Ninguém nunca sabe. Você pode sair certa manhã, passar na frente de uma moto e sua vida inteira mudar. Pode estar fazendo seu trabalho e ser baleado por um adolescente que acha que precisa disso pra ser homem. Pode cair de um prédio alto. Pode. Ou visitar um cara de camisola numa cama de hospital e receber a melhor oferta de emprego imaginável. A vida é assim. Não sabemos o que vai acontecer. ”

You May Also Like

11 coment�rios

  1. Olá! Estava na dúvida se leria a continuação ou não... Tive as mesmas sensações que você. E na vida, sabemos o quanto é complicado dizer "não" às pessoas que amamos e colocar nossas vontades em primeiro plano. Com a Lou não foi diferente. Estava feliz apenas com o primeiro livro e tive medo em ler o segundo e me decepcionar. Mas, você aguçou minha curiosidade. Estou indo a livraria agora rs! Depois te conto o que eu achei. Um grande beijo :)

    ResponderExcluir
  2. Que reviravolta desse livro em, mesmo recebendo criticas negativas
    abriu porta para o segundo de se superou
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Que legal! Eu não consegui ler tbm, estou ansiosa pelo filme (ainda não consegui assistir) e só depois vou ler o livro! 😉
    Mas gostei muito da sua opinião e não sei se vou esperar agora. Kkkk
    Beijos, Laura
    www.maede2.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li nenhum dois dois (mas estão na minha listinha de desejo quem sabe o Papai Noel não me dá), e adorei saber mais sobre ele e agora só fez mais ainda minha vontade aumentar ... Preciso acabar logo com os dois que ganhei de dia dos namorados para começar esses

    Bjs Mi Gobbato - Espaço das Mamães

    ResponderExcluir
  5. Terminei ontem de ler e achei que ia me decepcionar mas foi surpreendente o final.
    AMEI
    bjs
    Lele

    ResponderExcluir
  6. Puxa, não consegui tempo nem para o primeiro. Aliás ele foi muito comentado né? Vou anotar aqui na minha lista de sugestões porque parece bem interessante!

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  7. Quero ler esse livro e vou me dar de presente no meu aniversário!!! :) Só ouço elogios sobre ele! Muito amooooor!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, preciso ler, só ouço e leio comentários sobre esse livro. rsrs
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Vi o filme e confesso me surpreendi. Vou ler o livro agora ;-)

    Clau
    @AsPAsseadeiras

    ResponderExcluir
  10. Ai ai! Quero muito ler esse, e pelo visto ele é tão bom quanto o primeiro.

    ResponderExcluir