RESENHA: Doidas e Santas - Martha Medeiros

by - 16:27

Por Ingrid

Aliás, desculpe-me a intimidade em chamá-la de querida, a questão é que sua escrita nos deixa assim. Transtornados e próximos a ela. 

Meu gênero preferido em disparado é crônica. Acho incrível a possibilidade de fazer um bom texto sobre algo do nosso cotidiano. Um choro, uma ida ao supermercado, um filme não conhecido e uma música que estava tocando no rádio. Tudo isso é causa de um novo texto de um bom cronista.

"Você sempre pega o espírito da coisa? Geralmente o espírito da coisa é algo que fica subentendido, só almas atentas conseguem captá-lo. A verdade é que, em um mundo cada vez mais pragmático, é difícil pegar o espírito da coisa, seja que coisa for essa."

Confesso ter ficado surpresa (positiviamente para deixar claro) com a escolha das crônicas. Muitas foram de resenhas de livros e filmes (anotei todas as dicas) e outras sobre a personalidade das pessoas o que contradiz com a capa. Assim que bati o olho na capa pensei que o livro se tratava de feminilidade, machismo e fantasias. Errei bonito.

"Eu, que estou longe de ser uma feminista e mais longe ainda de ser ranzinza, tenho que reconhecer o brilhantismo da frase: os homens são mulheres felizes. Eles fazem tudo o que a gente gostaria de fazer: não se preocupam em demasia com nada. Porque nosso mal é este: pensar demais."

"Se a verdade pode parecer perturbadora para quem fala, é extremamente libertadora para quem ouve. É como se uma mão gigantesca varresse num segundo toda as nossas dúvidas. Finalmente, se sabe. Mas sabe o quê? O que todos nós, no fundo, queremos saber: se somos amados. Tão banal, não?"

Entretanto, ainda temos momentos que percebemos sua voz pelas mulheres e como é fácil perceber que estamos juntas em um mesmo barco onde precisamos navegar por nós mesmas.

Martha Medeiros escreveu essas crônicas nos jornais O Globo e Zero Hora originalmente e em 2015, a L&PM nos presenteou com a reunião destas. Em uma edição de folhas amarelas e 158 páginas queremos abraçar a Martha Medeiros por suas histórias e resenhas. Anotei todas as suas dicas e você deveria anotar a minha em ler esse livro.

You May Also Like

10 coment�rios

  1. Não li nada dessa autora ainda, mas é uma leitura que me intriga bastante. Não sei se gostaria mas queria tentar ler.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu já li algumas crônicas avulsas da autora pelas redes sociais. Também gosto bastante desse gênero. É uma leitura que eu faria, pois com crônicas podemos ir lendo cada uma, aos poucos, e cada texto pode nos trazer uma mensagem ou um momento divertido.

    ResponderExcluir
  3. eu li a autora pela primeira vez em 2008 e me encantei, isso foi na faculdade, de lá pra cá, me tornei leitora dela e não me arrependi, infelizmente, no blog, só fiz resenha de um dos livros dela, mas separei os exemplares que tenho para poder resenhar este ano.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Você é a única pessoa que conheço que tem preferência por crônicas hehehe mas confesso que a capa e o título me deixaram bem curiosa. Vou anotar a dica aqui. Beijos <3

    ResponderExcluir
  5. Oie
    muito legal sua resenha, eu ainda não li nada da autora mas dou louca para ter alguma experiencia pois vejo muitas amigas minhas elogiando

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Ingrid,
    Gostei de muitas crônicas serem de resenhas de livros e filmes. Achei a capa bem chamativa apesar de não ter nada com as crônicas, como você disse.
    Dica anotada.
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos
    www.garotosperdidos.com

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca li nada dá autora tendo a confessar. O gênero não é algo que me chame a atenção. Mas gostei da sua resenha é que bom que gostou.

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada da autora, mas sou super curiosa em ler essa obra porque sempre vejo a galera elogiando

    ResponderExcluir
  9. Olha, eu nunca li nenhum livro da Martha, mas eu tenho muita curiosidade de conhecer a escrita dela.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, Ingrid!
    Tudo bem?

    Eu não conhecia esse livro, já a autora sim. Eu particularmente nunca li os livros dela, conheço apenas por meio de amigas. Gosto de crônicas e sua resenha me deixou curioso. Vou anotar o nome do livro Doidas e Santas antes que eu me esqueça!
    Beijos

    ResponderExcluir