O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

by - 21:37

Sinopse: Após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, a inocente Amélie (Audrey Tautou) muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo ­ e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.
Ano do lançamento: 2001
Produção: França
Gênero: Comédia
Direção: Jean-Pierre Jeunet
Roteiro: Jean-Pierre Jeunet e Guillaume Laurant


"Então, pequena Amélie, os teus ossos não são feitos de vidro. Podes levar algumas pancadas da vida. Se deixares escapar esta oportunidade, eventualmente o teu coração vai ficar tão seco e quebradiço como o meu esqueleto. Então, vai apanhá-lo!"

Essa semana decidi conferir o filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain do diretor Jean-Pierre Jeunet, queria saber o que havia nesse filme capaz de despertar tanto amor e tantas criticas ao mesmo tempo. O filme se trata de um conto de fadas moderno para adultos, com uma trama despretensiosa, é uma fabula lúdica recheada de personagem caricatos e carismáticos, que conta a estoria de Amélie, uma doce jovem que nos lembra a inocência de uma criança e traz consigo algo raro hoje em dia, ela sente o prazer das pequenas coisas, e é feliz fazendo outras pessoas felizes e acaba fazendo disso seu proposito de vida.

Um dos maiores clássicos do cinema francês, O Fabuloso Destino de Amélie Poulain é uma comédia romântica consagrada, uma das mais aplaudidas obras do cinema moderno. Ganhador de vários prêmios do cinema, essa obra foi indicada a 5 Oscar, incluindo o de melhor filme estrangeiro. Com destaques para a direção de arte, fotografia, roteiro original e sonoplastia.



Preciso destacar a minha admiração com a atuação da atriz Audrey Tautou, que incorporou totalmente a essência da personagem, ganhando a empatia do público e acabou levando boa parte dos créditos devidos ao sucesso do filme. Outra coisa que tornou o filme diferente e interessante foi a narração em Off do ator André Dussollier. 

"São tempos difíceis para os sonhadores..."


Confesso eu esperava grandes acontecimentos, o que acabou não atendendo minhas expectativas, mas como já disse o filme é despretensioso e cumpre lindamente seu papel dentro do proposto, com seu enredo envolvente e imprevisível, O fabuloso destino de Amélie Poulain é um daqueles filmes que você pode recomendar sem medo a todos. 


Pintor: "Ela prefere imaginar uma relação com alguém ausente do que criar laços com aqueles que estão presentes." Amelie: "Hummm, pelo contrário. Talvez faça de tudo para arrumar a vida dos outros." Pintor: "E ela? E as suas desordens? Quem vai pôr em ordem?"


Trailer




You May Also Like

1 coment�rios