{Filme} Capitães da Areia

by - 17:23

Por Ingrid

Meu primeiro (e infelizmente) único contato com a história de Jorge Amado foi através do filme dirigido por Cecília Amado, neta do autor.
E definitivamente temos uma obra cativante. A começar pela fotografia bem feita e trilhas sonoras dignas do nosso país. A trilha sonora foi bem escolhida, elaborada pelo baiano Carlinhos Brown.


Logo nas primeiras cenas somos regados a um sotaque baiano e a histórias de meninos que vivem em trapiches na década de 1930. Estes com dialetos próprios e estilo de viver não tão atípico do que vemos atualmente.Aliás, esse é um dos filmes que entram para a lista "filmes que as pessoas deveriam assistir para vermos que não avançamos em nada com a sociedade". Pois bem, os personagens vivem realidades difíceis e por isso, mesmo tão jovens, conseguem demonstrar uma maturidade moldada nas ruas e uma ingenuidade natural.

Apenas um dos meninos sabia ler e escrever e por isso era chamado entre eles de "professor" (Robério Lima). O professor que encontrou Dora (Ana Graciela) e seu irmão na rua e os chamou para viverem juntos, com os outros meninos, no trapiche. Dora foi com a cara e a coragem, pois já tinha perdido sua mãe e não iria perder seu irmão. Precisava dar pelo menos um lar a ele. 
Gostaria de frisar que ela não foi bem aceita logo de cara, pois os meninos queriam vê-la como um objeto a ser utilizado e não como uma menina que precisava também de uma casa. Um doce menina, aliás. Durante toda a narrativa acompanhamos um crescimento da Dora bonito de se acompanhar. 


E mesmo a pequena Dora sendo hostilizada quando conheceu os meninos, logo ela se tornou amiga do líder Pedro Bala (Jean Luis Amorim) e do também personagem principal, Boa Vida (Jordan Mateus). 

Com efeito, a diretora teve a sensibilidade de criar personagens e pessoas. As crianças escolhidas aos papéis também sofreram aos maus-tratos na vida real. Algumas delas foram escolhidas das ONGs que fazem um trabalho especial nas comunidades de Salvador. Como no caso do Raimundo, o baiano charmoso de corpo definido. 

Definitivamente esse é mais do que um filme. Como dito pela Cecília Amado "A obra ainda é essencial. Está certo que, hoje, as ruas são muito mais violentas. O consumo de crack em Salvador é terrível. Mas os menores de idade vão para as ruas pelos mesmos motivos de antes: uma família desestruturada e condições de moradia degradantes"

You May Also Like

11 coment�rios

  1. Ainda não vi esse filme, mas já me indicaram pois dizem ser muito bom. Pela sua resenha vi que deve ser ótimo mesmo. Vou até anotar o nome pra assistir assim que tiver tempo.

    ResponderExcluir
  2. Hey Ingrid, tudo bem?
    Eu não conhecia esse filme e super amei a sua indicação. Sua resenha super positiva deixa a gente com " água na boca" para assistir. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ingrid! ;)
    Acreita que nunca conferi nada do autor, eu sei isso é vergonhoso, mas pretendo sim conhecer e acredito que esse livro seja um bom inicio. A história parece ser muito boa e direta, mostrando a realidade das ruas...

    Beijos e até logo! ;)

    ResponderExcluir
  4. Eu li o livro e fiquei chocada com o choque de realidade, e tive o mesmo pensamento: a sociedade não mudou em nada. Ainda pretendo ver o filme, espero gostar tanto quanto do livro :)

    ResponderExcluir
  5. Olá Ingrid, tudo bem?

    É até vergonha, mas acredita que nunca li o livro Capitães de Areia do Jorge Amado e muito menos assisti ao filme? Parece ser uma obra e filme excelentes, além é claro de reflexivos, sem contar que são obras nacionais e é bom valorizarmos, ao menos dar uma chance. Pretendo ler ou assistir ao filme em breve.
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Eu não vi o filme, li o livro na época de escola. Não me lembro muito bem do enredo, pois foi a muitos anos, mas pelo que vi na sua resenha, o filme é tão bom quanto o livro.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Ainda não tinha prestado atenção direito nesse filme, apesar de já ouvir falar. Gostei bastante, é um filme reflexivo e que mostrar uma das mazelas do Brasil. Adorei!
    Tammy
    Bjim!

    ResponderExcluir
  8. Oi, vi o filme e gostei bastante, mas sinto uma curiosidade enorme de ler o livro e espero fazer isso breve. Ótima resenha ;)
    bjos

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Nunca li Capitães de areia e muito menos vi o filme. Acho que não é um gênero que bate comigo, apesar da obra parecer bastante instigadora. Deixo para próxima!
    Beijos,
    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Não assisti ao filme ainda mas o livro é simplesmente maravilhoso e tenho medo que a adaptação não faça jus a obra principal, mesmo sendo dirigida pela neta do autor. Quem sabe mais para a frente eu crio coragem e assisto?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oii, tudo bem? Nunca tive nenhum contato com as obras do autor, mas adorei a premissa de Capitães da Areia e você conseguiu me deixar curiosa para conferir a adaptação! Espero fazer isso em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir