{Resenha} No escuro - Elizabeth Haynes

by - 21:48

Por Thainá Ferreira

Cathy mora em um apartamento sozinha depois que seus pais morreram quando ainda estava na faculdade. Toda manhã antes de sair de casa Cathy verifica as portas e janelas 6 vezes para ter a certeza de estarem bem trancadas. O caminho de volta para casa nunca é o mesmo durante a semana.


"Se eu não escolher um itinerário de volta diferente toda noite, fico achando que alguém vai me seguir. Dá para imaginar viver assim? Não é nada agradável."

 E ao chegar as portas e janelas tem de ser verificadas na mesma ordem todos os dias, e a cada dia os ataques de pânico, ansiedade e obsessão vem piorando junto com o TOC. Tudo isso  começou a 3 anos atrás, quando Cathy foi atacada por seu namorado e seu apartamento fora arrombado. Lee, um cara aparentemente tranquilo e um namorado perfeito, mas por trás da cara de bom moço um perfeito manipulador, trabalhava em uma boate como segurança e tinha outro emprego secreto que as vezes sumia por dias.
  Alguns anos depois ela conhece Stuart, um psicólogo que morara acima do seu apartamento. Eles se tornam amigos e Stuart tenta ajudá-la a superar o TOC. Mas será que Cathy vai conseguir superar, com todos os seus transtornos? E depois de todo o seu progresso para superar o ataque que sofrera, Cathy descobrir que Lee está de volta as ruas?
" A questão não é saber se ele vai descobrir onde estou, a questão é quando isso acontecerá. [...] Mas quando souber, ele virá atrás de mim."

O livro mostra duas épocas da vida de Cathy, antes e durante o TOC. A medida que vai avançando a narrativa, vai ficando mais intenso os fatos. 
A autora Elizabeth Haynes aborda assuntos muito importantes que é o TOC e a violência doméstica. Na história ela nos mostra os vários problemas que vem junto com a violência, os transtornos enfrentados por várias mulheres ao ter um marido ciumento, controlador, manipulador, alcoólatra, violento, etc.
 Por não ser uma mera história -pois acontece fora dos livros- os fatos relatados me deixaram tensa, horrorizada, com um certo medo, me deixou com sentimento de impotência e fragilidade diante da brutalidade enfrentada por Cathy -e outras mulheres-.
 Como sempre a Editora Intrínseca arrasou na edição do livro, a capa é lindíssima! É um ótimo livro, não da exatamente para relaxar com tanta tensão, e sempre que pensamos "agora vai dar certo." a autora vai lá e ri da nossa cara e faz uma reviravolta na história. Mas vale muito a pena conferir esta história intrigante, é de tirar o fôlego!


Quotes:

"O tempo todo, noite e dia, meu cérebro gera imagens de coisas que aconteceram comigo e coisas que podem acontecer. É como assistir a um filme de terror repetidas vezes, sem nunca se tornar imune ao medo.


"se não souber a coisa certa a dizer, então não diga nada."

"se você pretende fazer alguma coisa para o seu próprio bem, é melhor fazer direito, caso contrário não tem sentido em fazer."

"Mudanças sempre me deixam apavorada."

You May Also Like

6 coment�rios

  1. Vou te confessar que esse livro não faz muito meu gênero de leitura, mas por abordar temas como violência doméstica - o que infelizmente está muito em alta - acho que acabarei comprando ele. Por ter muitas reviravoltas, podemos classificá-lo como suspense? Não gosto muito disso haha Adorei sua resenha <3

    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ingrid. Se não me engano, tenho esse livro em minha estante (são tantos que eu me perco). Pensei que o livro tinha uma pegada diferente, mais "sombria". Mas mesmo se tratando da personagem com TOC eu fiquei interessada, ouço muitos comentários positivos a respeito da autora e sua escrita, a cada resenha fico mais ansiosa para ler os livros dela!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem!

    Eu comprei este livro faz tempo e tenho muita curiosidade em ler. Na época comprei pelo preço, estava 7, 00. Haha. E gostei da sinopse também. Mas vendo sua resenha e sabendo mais do enredo fiquei com mais vontade de ler. Voltou para minha pilha de leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Achei bem interessante o livro trazer o tema do TOC e mostrar o pânico que essas pessoas sofrem. Fiquei curiosa para realizar a leitura.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  5. Olá, já vi algumas resenhas dessa obra e estou ficando cada dia mais curiosa. Adoro o gênero e acho que curtiria muito essa leitura. Parabéns pela resenha!

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá, sabia que não tenho nenhuma dúvidas de falar que esse é meu livro preferido da vida? até hoje eu mesma verifico minhas janelas e portas todas as noitas com medo do Lee, esse livro me tocou de um jeito que eu nunca imaginaria ser tocada, senti tudo que a personagem sentiu

    ResponderExcluir