{Resenha} A arte de correr na chuva - Garth Stein

Por Ingrid Faria

Soube dessa obra de Garth Stein através de um grupo no facebook. Um debate sobre o livro que mais te fez chorar e como eu amo histórias tristes e dramas (assim como a Lila) resolvi anotar algumas dicas. Entre os mais citados (Como eu era antes de você e Marley e Eu) estava A arte de correr na chuva.
Infelizmente não chorei, mas me bateu uma leve depressão essa história. As pessoas conseguem ser terrivelmente más. E tem autor de livro que pisoteia no nosso coração sem dó. 

A arte de correr na chuva. Meu nome é Enzo. E esta é a minha história

Enzo é um terrier que vive em Seattle com seu dono Denny Swift. Eles são melhores amigos como uma bela relação cão/dono.
O livro começa com Enzo a beira da morte e filosofando sobre o fim da vida. Ele não interage com seu dono, mas sabe filosofar como ninguém. Seus gestos são tudo o que ele tem e na maioria dos casos ele não se irrita com essa sua limitada vida.
“Existem tantas coisas que são ditas sem uma palavra. Existem tantas coisas que são ditas com olhares, gestos e sons. As pessoas ignoram a enorme complexidade da comunicação não verbal.”

 O livro é narrado em sua visão: um cão com alma de piloto e que assiste National Geographic. Denny é piloto e Enzo fã de Ayrton Senna. Denny quer dar tranquilidade a sua vida. Enzo acredita que precisa morrer com dignidade. Seu maior sonho é voltar a essa vida como um homem inteligente, ah e com polegares.
Uma coisa que vale lembrar é que ao adquirir essa obra, você estará ajudando ao Instituto Ayrton Senna. E logo no começo temos uma frase do famoso piloto da chuva.
"Com o poder da sua mente, determinação, instinto e experiência, você pode voar muito alto."

Enzo não está bem de saúde e o seu fim faz com ele filosofe sobre o que aconteceu com sua família. Denny faz parte dela, mas não é o único. Todavia, em muitos casos  é como uma relação conjugal. Estão juntos na alegria e na tristeza e Enzo compartilha esses momentos nessa singular história.

"Fecho meus olhos e, meio sonolento, escuto vagamente enquanto ele faz as coisas que costuma fazer todas as noites antes de dormir. A escova, a torneira, a descarga. Tantas coisas. As pessoas e seus rituais. Às vezes elas se apegam tanto às coisas."


Sinopse: Enzo sabe que é diferente dos outros cachorros - um filósofo com alma humana. Ele foi educado assistindo aos programas do canal National Geographic e ouvindo todos os conselhos de seu mestre e dono, Denny Swift, um piloto de corridas. Por causa de Denny, Enzo adquiriu uma grande percepção da condição humana e aprendeu a administrar a vida como em uma corrida de Fórmula 1, onde nem sempre a velocidade é a melhor estratégia. Às vésperas de sua morte, Enzo faz uma retrospectiva de sua vida, relembrando tudo o que ele e a família passaram - os sacrifícios que Denny fez para ser bem-sucedido profissionalmente; a perda inesperada de Eve, a esposa de Denny; a batalha do dono para conseguir a guarda da filha, a quem os avós maternos fizeram de tudo para conseguir a custódia... 'A Arte de Correr na Chuva' é um livro modelado nos desejos e absurdos da vida humana.

OBS: Encontrei resenhas contando toda a história do livro e acho isso errado porque para conhecer a história dessa família e preciso deixar ser surpreendido.

2 comentários

Topo