{Resenha} A arte de correr na chuva - Garth Stein

by - 16:18

Por Ingrid Faria

Soube dessa obra de Garth Stein através de um grupo no facebook. Um debate sobre o livro que mais te fez chorar e como eu amo histórias tristes e dramas (assim como a Lila) resolvi anotar algumas dicas. Entre os mais citados (Como eu era antes de você e Marley e Eu) estava A arte de correr na chuva.
Infelizmente não chorei, mas me bateu aquele pensamento de "eu acabei de ler uma das minhas melhores leituras da vida). As pessoas conseguem ser terrivelmente más. E tem autor de livro que pisoteia no nosso coração sem dó. 

A arte de correr na chuva. Meu nome é Enzo. E esta é a minha história.

Enzo é um terrier que vive em Seattle com seu dono Denny Swift. Eles são melhores amigos como uma bela relação cão/dono.
O livro começa com Enzo a beira da morte e filosofando sobre o fim da vida. Ele não interage com seu dono, mas sabe filosofar como ninguém. Seus gestos são tudo o que ele tem e na maioria dos casos ele não se irrita com essa sua limitada vida.
“Existem tantas coisas que são ditas sem uma palavra. Existem tantas coisas que são ditas com olhares, gestos e sons. As pessoas ignoram a enorme complexidade da comunicação não verbal.”

 O livro é narrado em sua visão: um cão com alma de piloto e que assiste National Geographic. Denny é piloto e Enzo fã de Ayrton Senna. Denny quer dar tranquilidade a sua vida. Enzo acredita que precisa morrer com dignidade. Seu maior sonho é voltar a essa vida como um homem inteligente, ah e com polegares.
Uma coisa que vale lembrar é que ao adquirir essa obra, você estará ajudando ao Instituto Ayrton Senna. E logo no começo temos uma frase do famoso piloto da chuva.
"Com o poder da sua mente, determinação, instinto e experiência, você pode voar muito alto."

Enzo não está bem de saúde e o seu fim faz com ele filosofe sobre o que aconteceu com sua família. Denny faz parte dela, mas não é o único. Todavia, em muitos casos  é como uma relação conjugal. Estão juntos na alegria e na tristeza e Enzo compartilha esses momentos nessa singular história.

"Fecho meus olhos e, meio sonolento, escuto vagamente enquanto ele faz as coisas que costuma fazer todas as noites antes de dormir. A escova, a torneira, a descarga. Tantas coisas. As pessoas e seus rituais. Às vezes elas se apegam tanto às coisas."


Sinopse: Enzo sabe que é diferente dos outros cachorros - um filósofo com alma humana. Ele foi educado assistindo aos programas do canal National Geographic e ouvindo todos os conselhos de seu mestre e dono, Denny Swift, um piloto de corridas. Por causa de Denny, Enzo adquiriu uma grande percepção da condição humana e aprendeu a administrar a vida como em uma corrida de Fórmula 1, onde nem sempre a velocidade é a melhor estratégia. Às vésperas de sua morte, Enzo faz uma retrospectiva de sua vida, relembrando tudo o que ele e a família passaram - os sacrifícios que Denny fez para ser bem-sucedido profissionalmente; a perda inesperada de Eve, a esposa de Denny; a batalha do dono para conseguir a guarda da filha, a quem os avós maternos fizeram de tudo para conseguir a custódia... 'A Arte de Correr na Chuva' é um livro modelado nos desejos e absurdos da vida humana.

OBS: Encontrei resenhas contando toda a história do livro e acho isso errado porque para conhecer a história dessa família e preciso deixar ser surpreendido.

You May Also Like

2 coment�rios