{Resenha} Waterloo - Rupert Matthews

by - 09:35


ESQUECIDOS EM WATERLOO

Quando me deparei com as 130 páginas de “WATERLOO A batalha que mudou a história da Europa e selou o destino de Napoleão” duvidei muito que RUPERT MATTEWS, o autor desse volume nº 9 da coleção História Viva da Ediouro (R$ 24,90) conseguisse gastá-las ocupando-se tão somente da batalha. Acreditava que teria de traçar o cenário histórico, o entorno, assim como o antes e o depois.
Qual nada. O inglês não se preocupa com essas coisas senão com o estritamente necessário. Descreve a batalha em detalhes que devem fascinar os especialistas e ensina aos leigos – como eu – os ritos de batalha, na verdade da arte de matar e morrer.
Não gosto de guerras e – mesmo sendo um confesso admirador da personalidade evidentemente forte, criativa e altamente inteligente de Napoleão Bonaparte, não aprovo as escolhas que fez. Acho que deveria ter tentado pela política o que procurou fazer pelas armas. De todo modo, foi o primeiro a sonhar com a união europeia e essa é uma bela e grande visão.
Para analisar qualquer personagem histórica, no entanto, é preciso vê-la dentro de seu tempo. Não havia sequer o conceito de democracia tal como o conhecemos hoje. A lógica do conquistador imperava entre todos os que tinham um exército digno desse nome. Certamente a França não seria deixada em paz por seus inimigos, assim como ela não os deixou em paz.
Internamente, diante do absolutismo em declínio e a revolução francesa se perdendo em si mesma, Napoleão soube aproveitar o momento histórico e subir ao poder.
Desposto, a ele volta e Waterloo será sua última chance de ferir de modo significativo seus inimigos externos, de tal maneira que estes não ajudassem a nenhum Luís voltar.
Claro que a leitura do livro de MATTEWS feita por quem tem conhecimento disso tudo é percebida de um modo diferente da visão do estudante para quem parece ser destinada a obra. Mas, não é um livro didático no sentido clássico. Não tem lições ou exercícios. É exatamente aquilo que propõe a coleção: História Viva.
Uma narrativa de tirar o fôlego da grande derrota de Napoleão que pode ser lida com prazer e perplexidade por qualquer um.
Em termos de ganho pessoal (falo do crescimento espiritual do leitor), este será encontrado na reflexão do destino das personagens e países envolvidos.
Há no episódio Waterloo um grande esquecido pelo público: Gebhardt Leberecht von Blücher (1742-1819) marechal-de-campo prussiano que veio em socorro de Wellington e permitiu a este vencer Napoleão em Waterloo e ficar com a fama.
A Prússia, quem diria, não existe mais. Mas, como assim; a Prússia não é a Alemanha? Não é bem assim. O reino da Prússia foi um reino alemão de 1701 a 1918 e, a partir de 1871, o principal estado-membro do Império Alemão. Em sua origem, entretanto, era um povo báltico que habitava a Curlândia e o Vístula (hoje norte da Polônia). Tácito, em sua obra “Germania”, em 98 d.C. descreve esses lugares e seus habitantes pela primeira vez. Ou seja, era um povo, um país, um reino, uma cultura, antes de haver Alemanha. A Prússia moldou a história da Alemanha e é anterior a ela. Mas não se pode confundi-la com a Alemanha, sob pena de se esquecer de Frederico, seu primeiro rei, ou de Sophie Charlotte, sua primeira rainha, ou do soldado Blücher, razão da observação.
O marechal deve ser estudado nos bancos escolares alemães como o herói que derrotou Napoleão. Mas, para o resto do mundo, foi Wellington quem passou para a história como vencedor de Napoleão.
E essa é a primeira lição. Vencedor não é necessariamente quem vence; mas, antes de tudo, quem parece vencedor. Quem passa para a História como vencedor.
A contribuição prussiana está enterrada com Blücher e ele mesmo enterrado com ela. Na unificação alemã de 1871, havia mais de cinquenta anos que havia morrido.
A segunda lição, no entanto, é a mais importante e é o que justifica ser publicada essa resenha do livro de MATTEWS nesse blog, dedicado a literatura e ao mútuo crescimento literário e pessoal de articulistas e leitores: NÃO HÁ IMPÉRIO QUE A HISTÓRIA NÃO DESTRUA.
Ora, se não há organização humana (por mais substancial que seja sua cultura ou o destemor e coragem de seus guerreiros) que resista a passagem do tempo, vale dizer, à História e seus ataques, então não há império inabalável, não há governo insubstituível, não há inimigo político que não possa ser vencido.
Trazendo para o dia a dia da gente, não há problema que não possa ser resolvido.  
E essa louca fé na vitória com que alguns homens travam suas guerras, será, no fim das contas, o que mais fascina neles: a objetividade, a determinação, a perseverança, isso de saber o que se quer, de lutar até a morte para conseguir.
Derrotado, Napoleão – já a bordo do HMS Bellerophon, da Marinha Real inglesa, declarou ao capitão do navio, Frederick Maitland: “Ponho-me sob a hospitalidade de seu príncipe. ” Nenhuma derrota lhe tiraria a calma, a elegância, os bons modos de um perfeito cavalheiro.
Vale a pena ler WATRERLOO se não para compreender porque os homens brigam para aprender como o fazem os homens de valor.
Teresópolis, 10/08/2016
A LUTA PELO ESTANDARTE, Richard Ansdell, óleo sobre tela, 1847
NATIONAL ARMY MUSEUM, LONDON



You May Also Like

6 coment�rios

  1. Puxa, que interessante. Tenho esse livro em casa, pois faz parte de uma coleção antiga de livros em capa dura que meu pai tinha, mas nunca li. Bacana a sua resenha. Beijos, Fabi Fontainha

    ResponderExcluir
  2. Ingrid lindona!
    Nunca me interessei pelo titulo, mas agora até fiquei curiosa, bejios minha linda.

    ResponderExcluir
  3. Nao me interesso por livros de guerra mas parece ser bem interessante este livro. Parabéns pela resenha, escreve muito bem.

    ResponderExcluir
  4. Me parece um livro interessante. Não gosto de guerra mas me interesso por livros do gênero, justamente para fazer a análise das decisões em cada época.

    ResponderExcluir
  5. Adoro história e curti muito a dica. Vou ler!

    Clau
    @AsPAsseadeiras

    ResponderExcluir
  6. Li esse livro agora no final do ano e achei fantástico a forma com que o autor descreveu todo o trama da batalha. Gostei também dos boxes sobre as biografias dos participantes bem como as ilustrações. Ah, parabéns pelo blogger.
    Lyndon.

    ResponderExcluir